Livraria da Folha

 
22/08/2010 - 15h45

"O Menino da Terra", novo livro de Ziraldo, desenrola problemas do presente no futuro

da Livraria da Folha

Divulgação
Com Terra destruída, Nan tem que encontrar novo planeta para viver
Com Terra destruída, Nan tem que encontrar novo planeta para viver

Ziraldo é incansável. Esse senhorzinho de nossa cultura (será que ele fica bravo se o chamarmos assim?) não para de produzir. Todo o ano tem um novo livro dele enfeitando as prateleiras. Não que isso seja ruim, mas haja fôlego!

Fernando Bizerra Jr./Efe
Ziraldo nasceu em Caratinga (MG
Ziraldo nasceu em Caratinga (MG)

Seu mais recente livro é "O Menino da Terra", que faz parte da coleção dos "galactomeninos de Ziraldo". Este é o terceiro volume da série, que começou com O Menino da Lua.
"O Menino da Terra" narra as desaventuras de Nan, um menino de rostinho amarelo como todos os meninos de seu país, a maioria dos meninos do planeta Terra.

"No seu último aniversário, seu presente foi - imaginem - uma pequena nave espacial completa! Uma nave pronta para passear pelo Espaço Sideral, feita, é claro, com a ajuda do querido pai, com quem Nan vivia numa casa cheia de invenções".

E assim começa a história. Ao longo das páginas, o curioso leitor descobre, pouco a pouco, o que aconteceu com o planeta Terra, todos os problemas que o Homem criou e ficou com preguiça de resolver. Por conta disso, o pai de Nan, um inteligentíssimo cientista, fala para o seu filho dar uma "passeada" pelo espaço.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Nan partiu e, cheio de alegria, saiu voadno, voando por um céu que não acabava mais. Voou em volta de planetas nunca antes visitados, correu atrás de cometas, brincou sozinho de escon-esconde entre os asteroides, conferiu o brilho das estrelas e só voltou quando achou que tinha ficado muito tempo longe de casa (ele não podia imaginar muito bem a diferença entre os dias da Terra e os dias espaciais)."

Para tristeza de Nan, de seu pai, e de toda a humanidade (e nessa conta pode colocar árvores, campos, peixes e outros animais), a Terra havia se transformado em uma enorme bola marrom, toda crestada, sem água, sem ar completamente arrasada.

Depois de muito chorar por este triste episódio, Nan sai à procura por um novo planeta Terra, para semear novas plantas, fazer crescer as frutas e dar mais uma chance à humanidade.

No livro "O Menino da Terra", a vida teve uma segunda chance. Será que fora dele, vamos conseguir?

 
Voltar ao topo da página