Livraria da Folha

 
25/08/2010 - 16h15

"Era Uma Vez um Casal Diferente" discute temática homossexual no universo infantil

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra orienta educadores sobre o tema, além de contar com atividades direcionadas
Obra orienta educadores e conta com atividades direcionadas
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A escola é um dos poucos lugares que consegue o título de Paraíso e Inferno quase que ao mesmo tempo. Por um lado, é o lugar onde se aprende, se educa, se constrói uma pessoa. Só que nas horas em que isso não acontece, todo mundo é vítima, de uma forma ou de outra, de brincadeiras, piadas, humilhações e agressões.

Loiro, negro, gordo ou magro, "Era Uma Vez um Casal Diferente" opta por estudar e debater o universo homossexual nas salas de aula.

Por conta de um artigo sobre literatura infanto-juvenil, a autora Lúcia Facco explica que "as leituras que fiz para escrever tal artigo e as falas dos professores de São Paulo me convenceram de vez da importância de surgirem trabalhos que abordem textos literários lidos por crianças e adolescentes, bem como da capacidade que esses textos têm de formar leitores críticos, que formulem pensamentos próprios, em vez de apenas digerirem os pensamentos regurgitados por seus educadores."

A autora debate o estigma, a história da homossexualidade, a formação da identidade gay e analisa a criança na sociedade por meio de contos de fada e clássicos da literatura infanto-juvenil. "Era Uma Vez um Casal Diferente" termina debatendo as ações inclusivas pelo mundo e no Brasil.

Leia trecho.

*

Muitas pessoas acreditam que o estigmatizado é inferior. Partindo dessa premissa, a sociedade discrimina o sujeito, e torna sua vida muito difícil. Para justificar a atitude nada "caridosa", ela cria várias teorias, que constituem a "teoria do estigma" (Riesman apud Goffman, op. cit., p. 15) para explicar a inferioridade do estigmatizado e dar conta do "perigo" que ele representa.

A sociedade se utiliza de termos específicos, como "retardado", "aleijado", "bastardo", "veado", de maneira pejorativa, inconsequentemente, no dia a dia, sem refletir sobre o seu significado original e, o que é mais grave, sem perceber até que ponto as pessoas já estigmatizadas podem se sentir mais prejudicadas emocionalmente diante de tais denominações.

*

"Era Uma Vez um Casal Diferente"
Autor: Lucia Facco
Editora: Summus Editorial
Páginas: 296
Quanto: R$ 59,70
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página