Livraria da Folha

 
02/09/2010 - 23h02

Aprenda a superar os grandes (e pequenos) sofrimentos da vida

da Livraria da Folha

Divulgação
Conheça o poder da resiliência e afaste o sofrimento de sua vida
Conheça o poder da resiliência e afaste o sofrimento de sua vida

Em julho, a atriz Cissa Guimarães sofreu uma grande tragédia. Teve seu filho Rafael Mascarenhas, 18, atropelado enquanto andava de skate na zona sul do Rio. Duas semanas após a morte do caçula, Cissa voltou aos palcos na peça "Doidas e Santas" produzida por ela e em cartaz desde maio no Rio. Um espetáculo marcado pela emoção.

Mas por que será que algumas pessoas conseguem se recuperar depois de uma tragédia e continuam capazes de amar, enquanto outras seguem abatidas?

No livro "Mulher Vulnerável: 12 Qualidades para Desenvolver a Resiliência" é revelada o poder da "resiliência", a capacidade de ajudar o ser humano a lidar com as adversidades, superar obstáculos e recuperar-se, encontrando na flexibilidade a força da realização.

A psicoterapeuta norte-americana Beth Miller mostra como a "resiliência" pode nos ajudar a superar os momentos ruins e sairmos mais fortes deles. A obra também traz histórias de mulheres corajosas e admiráveis, que trilharam caminhos diversos para superar seus problemas.

Osvaldo Praddo/Ag. O Dia
Cissa Guimarães faz homenagem ao filho Rafael no túnel Acústico, no Rio, onde ele morreu atropelado
Cissa Guimarães faz homenagem ao filho Rafael no túnel Acústico, no Rio, onde ele morreu atropelado

Leia trecho:

*

A coragem do perdão

O perdão não significa a extinção do que aconteceu. Não quer dizer que o que aconteceu estava certo, ou que não devemos lidar de modo pessoal e coletivo com a injustiça e o mal. Quer dizer que encontramos maneiras de nos afirmar.

  • Significa tornar-se irada e proativa diante de violações e más condutas.
  • Significa estar disposta a livrar-se do ressentimento e do ódio para o seu bem estar e fluxo de energia.
  • Significa derrubar o peso de negatividade de imposto. O perdão e a compaixão fazem bem a vitima.

Essa tarefa quase heróica de transformar o ressentimento em perdão pode ser o trabalho de uma vida inteira. É possível que muitos ressentimentos apareçam inesperadamente e nos acompanhem por muitos anos; afinal; não somos capazes de enfrentar nossas maiores dores e traumas de uma vez só, já que a psique tem muitos níveis. O melhor que se pode fazer em qualquer momento é ter convicção de que é possível se comprometer com esse processo de transformação do ressentimento em perdão.

*

"re.si.li.ên.cia". 1. Ato de retorno da mola; elasticidade.2. Ato de recuar (arma de fogo); coice.3. Poder de recuperação.4. Trabalho necessário para deformar um corpo até seu limite elástico.
Dicionário Michaelis

*

"Mulher Vulnerável: 12 Qualidades para Desenvolver a Resiliência"
Autora: Beth Miller
Editora: Melhoramentos
Páginas: 280
Quanto: R$ 9,90 ( preço especial, por tempo determinado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página