Livraria da Folha

 
27/08/2010 - 20h30

Primeiro presidente do Brasil foi um "inocente útil", diz autor

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nascido em família militar alagoana, marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) ascendeu à carreira de oficial graças ao seu reconhecido valor em campo de batalha. Combateu a Revolução Praieira, participou do cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai (1864-1870), onde serviu como capitão.

Divulgação
Imagem da Proclamação da República é falsa: o militar estava doente
Imagem da Proclamação é falsa; o militar estava doente e de cama

Proclamou a República em 15 de novembro de 1889. No dia 25 de fevereiro de 1891, foi eleito o primeiro presidente do Brasil.

Como político --apesar de ter ocupado cargo executivo no Rio Grande do Sul-- Deodoro mostrou-se inepto e irascível, renunciando em novembro do mesmo ano. Morreu pouco depois, em 23 de agosto de 1892.

Sua imagem saudando gloriosamente a república é falsa. O militar estava enfermo e de cama. A conspiração foi tramada e declarada durante a madrugada.

Segundo Eduardo Bueno, autor de "Brasil: uma História", "apesar de amargurado com o governo imperial, ele relutou muito antes de conspirar. Parece ter sido um 'inocente útil', atraído pela rebelião de Benjamin Constant (1836-1891)".

Constant era engenheiro civil e militar. Participou da Guerra do Paraguai e foi ministro da Guerra, mas era pacifista. Republicano e positivista, exerceu grande influência política e ideológica.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página