Livraria da Folha

 
30/08/2010 - 10h23

Tira "Mundinho Animal" faz críticas hilárias com clichês do mundo artístico; veja trecho

FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Tiras fazem humor inteligente com lugares comum do mundo artístico
Tiras fazem humor inteligente com lugares comum do mundo artístico

Escrever sobre "Mundinho Animal" (LeYa Cult com Barba Negra, 2010), de Arnaldo Branco, é colocar-se na berlinda do próprio cartunista, como define o jornalista Diego Assis ao final do volume. No trabalho, protagonizado por animais humanizados, o artista analisa de forma irônica e muito engraçada todo tipo de clichê e pastiche do mundo das artes, da moda, da internet, do jornalismo e da crítica cultural.

Logo nas primeiras páginas do livro, uma banda faz com que um dos integrantes se mate para lançá-los ao sucesso. Como a estratégia não dá certo, eles decidem tentar um disco acústico.

O volume segue no mesmo tom, sempre com grandes sacadas e assuntos atuais. Arnaldo critica sem dó, por exemplo, a conversão de modelos em atrizes e de publicitários em diretores de cinema ou a exploração de blogueiros por grandes mídias na criação de conteúdos para internet.

Outro alvo do cartunista são os críticos musicais, que só saberiam escrever de duas maneiras, controladas pelo liga e desliga de um interruptor. Em uma delas, o modo "bróder", são amigos dos artistas e só falam bem das canções. Na outra, o modo "iconoclasta", metem o pau em tudo que passa por eles.

Com um estilo de desenho "bonitinho" em contraposição ao conteúdo ácido, "Mundinho Animal" é uma fonte garantida de boas risadas.

Arnaldo Branco é autor da tira "Agente Zerotreze", publicada no jornal "O Globo" e criador do "As Aventuras do Capitão Presença" (Conrad), um super-herói malandro que fuma maconha.

Veja trecho.

*

Divulgação
Divulgação
Divulgação

*

"Mundinho Animal"
Autor: Arnaldo Branco
Editora: LeYa Cult
Páginas: 128
Quanto: R$ 10,32 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página