Livraria da Folha

 
31/08/2010 - 10h11

Projeto de escola do interior aproxima alunos e autores de obras infantojuvenis

PAULA DUME
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Escritora Ivana Arruda Leite recebeu cartas de estudantes do ensino fundamental de MT
Escritora Ivana Arruda Leite recebeu cartas de estudantes do ensino fundamental de MT

Na última segunda-feira (23), a escritora Ivana Arruda Leite recebeu um envelope com 14 cartas em sua casa. Os alunos da 6ª série do ensino fundamental do Centro Educacional Ayrton Senna de Várzea Grande, no Mato Grosso, enviaram opiniões e perguntas para a autora sobre a adaptação de Robin Hood que ela fez para a "Coleção Recontar", da Escala Educacional, em 2008.

Além de escrever para o público adulto, Ivana também é autora de alguns títulos infantojuvenis, como as adaptações de clássicos que fez para a "Recontar", indicada para a faixa etária de 7 a 14 anos, "Confidencial", entre outros.

A professora Jaqueline Aparecida dos Santos leu a adaptação de Robin Hood com a turma e pediu que cada um escrevesse uma cartinha para Ivana contando o que achou e perguntando o que quisesse saber da escritora ou da história.

A Livraria da Folha conversou com Ivana para desvendar o que atiçou a curiosidade dos jovens. Ivana explicou que a atividade integra o projeto "Eu e o Autor", no qual, após lerem um livro, os estudantes escrevem uma carta para o autor da obra e aguardam sua resposta.

Em carta endereçada à Ivana, Jaqueline afirmou que o projeto é um sucesso, porque estimula a leitura. "Os alunos querem ler logo outro livro para ir ao correio, e depois passamos na sorveteria devido a aqui ser muito quente", disse a professora.

Leia abaixo a íntegra da conversa com a escritora.

*

Livraria da Folha - Foi pedido às crianças para que elas lessem e enviassem cartas para você? Como foi o processo?
Ivana Arruda Leite - A professora leu o livro [Robin Hood] com eles e pediu que cada um me escrevesse uma cartinha contando o que achou, perguntando o que mais quisesse saber de mim ou da história.

Livraria da Folha - Houve orientação das professoras? Valia nota?
Ivana - Com certeza houve orientação da professora, porque todas as cartas começavam com o mesmo parágrafo. "Olá, Ivana, eu sou a...., tenho 11 anos, estudo na escola tal e gostei muito da sua adaptação de Robin Hood". Se valia nota, eu não sei.

Ivana Arruda Leite
Estudantes enviaram correspondências (foto) para a escritora com perguntas e opiniões sobre a história adaptada de bandido lendário
Estudantes enviaram correspondências (foto) para a escritora com perguntas e opiniões sobre a história adaptada de bandido lendário

Livraria da Folha - Quando você soube que receberia as cartas?
Ivana - A responsável pelas escolas na Escala Editorial me ligou dizendo que havia recebido as cartas e que ia mandar pra minha casa. Eles [alunos] mandaram [as cartas] pra editora.

Livraria da Folha - Você já leu as cartas? O que os alunos perguntaram a você?
Ivana - Eu já li as cartas. Foram 13 mais uma da professora. Umas contaram da cidade onde vivem, "Várzea Grande é uma cidade muito bonita, com 240 mil habitantes, tem tais e tais pontos turísticos...", quase todas me convidaram para ir conhecê-la, outras contaram da família. Curtinhas, mas bem interessantes. Duas disseram que gostam muito de ler e têm muitos livros. Um menino deve ter detestado a tarefa, porque mandou um papel todo rasurado, escrito a lápis, com anotações de outras matérias, bem diferente do capricho das cartinhas das meninas.

O que me chateou foi que quase todas pediram para que eu lhes mandasse livros. Ora, não compete ao escritor mandar livros para as escolas. Infelizmente, não pude atendê-los como eles talvez esperassem, mas mesmo assim mandei alguns. Pedi que entrassem em contato com a editora.

Livraria da Folha - Eles leram suas outras adaptações?
Ivana - Elas estão lendo outros livros da "Coleção Recontar", da Escala Educacional, que são adaptações de clássicos infantis.

Livraria da Folha - Como era a carta da professora?
Ivana - A professora escreveu: "Temos aqui no C.E. Ayrton Senna o projeto "Eu e o Autor" e sempre que terminamos de ler um livro escrevemos uma carta para a escritora e ficamos ansiosos esperando a resposta. O projeto é um sucesso, pois os alunos querem ler logo outro livro para ir ao correio e depois passamos na sorveteria devido a aqui ser muito quente".

Livraria da Folha - Como foi adaptar "Robin Hood", "Poliana", "Fábulas de Esopo", "As Mil e Uma Noites", "Pinóquio", "A Ilha do Tesouro" e "Peter Pan"? Em qual das histórias, sentiu mais dificuldade para transpor a narrativa para o público infantojuvenil?
Ivana - Eu adorei fazer essas adaptações. Algumas histórias eu nem conhecia. Fiz com o maior prazer. Foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Gosto especialmente de "Poliana". O "Pinóquio" foi o que eu tive mais dificuldade. Talvez porque eu não curta mesmo a história. Mesmo assim, gostei do resultado.

Livraria da Folha - Qual a pergunta mais curiosa que recebeu dos estudantes?
Ivana - As crianças perguntaram onde eu escrevo, em que lugar da casa, como foi fazer a adaptação etc.

Livraria da Folha - Esse processo será aplicado à leitura de outros volumes na escola?
Ivana - Pelo que a professora me escreveu, acho que essa é uma rotina que ela repete a cada livro. O interessante foi que cada um mandou a sua cartinha num envelope. Tenho a impressão que isso era um pedido para que eu respondesse individualmente e mandasse pra casa de cada um. Posso tê-los desapontado, mas fiz uma carta coletiva com uma palavrinha pra cada um e mandei pra casa da professora, com mais três livros --"A Ilha do Tesouro", "Peter Pan" e "Diomira e o Coronel Carrerão", que lancei neste ano. Sou escritora infantojuvenil, mas não sou das mais fanáticas [risos]. A Índigo, que é muito mais vocacionada que eu, tenho certeza que mandaria uma cartinha pra cada aluno.

 
Voltar ao topo da página