Livraria da Folha

 
29/08/2010 - 09h04

No aniversário de John Locke, monte sua estante de filosofia britânica

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nascido em Wringtown, Inglaterra, no dia 29 de agosto de 1632, John Locke tratou de temas da epistemologia, da política e da religião. Apesar de homônimo, não é o personagem da série "Lost".

Locke contribuiu para o desenvolvimento teórico do liberalismo e do contratualismo --doutrina que teoriza os prováveis motivos e a maneira pela qual os homens formaram o Estado--, juntamente com seu conterrâneo Thomas Hobbes (1588-1679) e o francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).

Divulgação
Edição de bolso da carta redigida durante o seu exílio na Holanda
Edição de bolso da carta redigida durante o seu exílio na Holanda

Influenciado pela filosofia de Francis Bacon (1561-1626), outro pensador britânico --considerado como um dos fundadores da filosofia e da ciência moderna--, Locke, assim como outros empiristas, afirmava que o conhecimento se inicia por meio da experiência. Os ideais de tolerância devem muito ao inglês.

Redigida em latim durante o exílio na Holanda, "Carta sobre a Tolerância" é baseada no direito natural à liberdade e na entre Estado e Igreja, ideia revolucionária em sua época.

Em "Dois Tratados do Governo Civil" , Locke examina e critica um momento crucial da história política e ideológica. Obra trata de fundamentos liberais como o direito de propriedade e do direito à acumulação de propriedade.

Monte sua estante com livros de filosofia britânica

 
Voltar ao topo da página