Livraria da Folha

 
31/08/2010 - 21h13

Livros teens fazem sucesso porque todos precisam de fuga; diz autora de "Fallen"

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

Divulgação
Lauren Kate pesquisou livros apócrifos para escrever "Fallen"
Lauren Kate pesquisou livros apócrifos para escrever "Fallen"

Uma criatura imortal apaixona-se por uma garota mortal e precisa lidar com as consequências deste amor proibido. Não, não são mais dos vampiros que estamos falando. Eles continuam belos e atraem o olhar de qualquer garota, mas agora pertencem à luz e não às trevas, são anjos.

Os seres celestes que perderam suas asas e foram banidos do céu por causa de sua paixão por humanas ou de sua revolta contra Deus são os novos protagonistas dos livros teens.

"Fallen" é um dos romances que traz os anjos caídos como protagonistas da história. Na trama, Luce é uma garota que sofre de alucinações e é acusada de matar o ex-namorado. Por conta disso é mandada para um reformatório onde conhece Daniel, por quem se sente imediatamente atraída.

O que a garota não sabe é que seu envolvimento com Daniel a acompanha desde vidas passadas e que o amor dos dois sempre acaba matando-a. Sem esquecer que estão no meio de uma batalha entre céu e inferno.

A trama ganha continuação no final de setembro, quando "Torment" será lançado nos Estados Unidos. E deve ganhar os cinemas em breve, com a Disney tendo adquirido os direitos de filmagem antes mesmo de o primeiro livro chegar às livrarias. A editora Record promete "Torment" no Brasil no primeiro semestre de 2011.

Em entrevista à Livraria da Folha, a autora Lauren Kate fala de suas influências, as pesquisas religiosas para criar sua mitologia, a adaptação da série para os cinemas e o sucesso de romances adolescentes.

*

Livraria da Folha - Nos Agradecimentos, você agradece a Brenda Schildgen pelo background e inspiração. Qual foi sua inspiração?
Lauren Kate - Tenho escrito histórias de amor desde que comecei a escrever. Para mim, os mais complicados romances fazem as narrativas mais interessantes, então estou sempre procurando por novos obstáculos para derrubar no caminho dos meus casais. Quando estava terminando meu mestrado em ficção, estava estudando narrativas bíblicas com Brenda Schildgen, uma professora da UC Davis, e me deparei com uma linha em Gênesis (6:1-4), que descreve um grupo de anjos que se apaixonam por mulheres mortais. Colocando esta referência junto com uma menção em Isaías e outra no Salmo 82, estudiosos da Bíblia concluem que estes anjos foram realmente expulsos do céu por sua luxúria. O que significa, pode-se dizer, que estes anjos escolherem o amor ao invés do céu. Eu encontrei nisto um interesse sem fim para um incrivelmente complicado romance. Eu comecei a pensar sobre o tipo de garota mortal que poderia atrair a atenção de um anjo. E como seria para ela encontrar-se nessa situação. Que tipo de bagagem tem um anjo? O que seus pais superprotetores pensam? A partir de então, todo este mundo abriu-se em minha mente com anjos caídos, demônios, reencarnações e a guerra entre bem e mal, todos brigando por um pouco de ação.

Livraria da Folha - Você é uma pessoa religiosa? Você pesquisou muito para escrever "Fallen"?
Kate - Eu diria que sou uma pessoa teologicamente obcecada. Eu fui educada entre histórias bíblicas e sempre fui fascinada por estas alternativas. A história sobre anjos e demônios era muito atrativa para mim, mas as formas com as quais os incluí em "Fallen" vão além da Bíblia. Elas são pré-cristãs, mesmo pré-Torá. Minha pesquisa me levou de volta até a mais antiga religião dualista conhecida (ou seja, há uma força "boa" e uma força "má"): zoroastrismo. E meu objetivo é incorporar alguns dos grandes mistérios e mitologias de muitas religiões diferentes sem depender da história de Luce ser próxima de qualquer religião.

Para pesquisa, estudei muitos textos apócrifos (livros escritos ao mesmo tempo em que a Bíblia, mas não incluídos no livro quando o cânone foi fechado). Livros como Enoque 1-3 e os Manuscritos do Mar Morto eram repletos de referências a anjos. Eu também li uma trilogia sobre Satã e um livro chamado "History of Heaven" ambos de Jeffrey Burton Russell, assim como o ótimo livro de Harold Bloom chamado "Presságios do Milênio". Estava tão concentrada em todas as pesquisas que fiz para "Fallen" que tive dificuldade de saber quando parar de ler e começar a escrever. Tive que perceber que estava tudo bem pegar e escolher coisas de várias explicações, observar contradições do passado e criar minha própria mitologia angélica. Isto é o que o Milton fez, depois de tudo.

Livraria da Folha - Como foi o processo de escrita?
Kate - Quando estava trabalhando no primeiro esboço, trabalhei tão duro quanto eu pude, o tempo todo, por dois ou três meses. Então dei um tempo e entreguei o manuscrito aos meus agente e editor e, depois das sugestões deles, levei cerca de outro mês para revisá-lo completamente. "Fallen" foi o mais desafiador livro que já escrevi porque a história é tão grande e eu estava tentando puxar muito dela. Curiosamente, porém, eu acho que preparei muito da base com "Fallen", então escrevendo "Torment" (o segundo livro) foi realmente apenas uma explosão.

Livraria da Folha - Apesar do ambiente escolar, a história se passa em um reformatório. Por que escolher um cenário tão diferente do que os adolescentes conhecem?
Kate - Há um verso em na canção do Bob Dylan "Not Dark Yet": "Eu desci ao fundo de um mundo cheio de mentiras." Eu acho que é onde Luce se encontra no início do romance. Ela está no final do que ela vê como uma longa fila de fracassos, incerta sobre quem ou no que acreditar. Sua personagem é a) surpreendida ao terminar em uma escola reformatória e, b) com certeza ela não pode afundar ainda mais. É preciso algo drástico (como escola reformatória) para levá-la para um lugar onde para esperando sua vida parecer exatamente como ela planejou, e abre-se para ela uma série de oportunidades interessantes.

Livraria da Folha - As revelações da trama ocorrem apenas no final de "Fallen". Como manter o suspense por mais de 200 páginas?
Kate - Este foi a maior parte do desafio de escrever este livro. Eu sabia que tinha muito que segurar até o momento certo para a personagem Luce aceitar. E eu queria realmente levar os leitores para o mundo de Sword and Cross. O cenário e as relações entre os personagens eram uma parte tão grande do livro, que muito tinha que ser criado antes que pudesse resolver algumas dessas enormes revelações. Eu acho que tirei muito do trabalho do caminho agora e "Torment" é um pouco mais acelerado do que "Fallen" foi. "Passion", o terceiro livro, é realmente uma perseguição selvagem o tempo todo.

Livraria da Folha - Os romances adolescentes atuais possuem temas sobrenaturais. Por que você acha que isto acontece?
Kate - Eu acho que tem a ver com a fuga - que é algo que todos nós precisamos na vida. Acho que é por isso que esta explosão de popularidade está sendo vista pela primeira vez em livros (ao invés de videogames, aplicativos de iPhone, até mesmo filmes). Para escapar no mundo de um livro é preciso que você, leitor, participe de alguma forma. Você tem que dividir a carga de trabalho com o autor para completar a caracterização do cenário e dos personagens em sua mente. Minha Luce será muito diferente na minha cabeça do que qualquer outra Luce - e há algo poderoso sobre isso que nos atrai, eu acho. Histórias paranormais são apenas distantes o suficiente da realidade que são exóticas, e ainda os personagens são acessíveis o suficiente para nos dar uma chave para abrir a história.

Livraria da Folha - "Fallen" teve os direitos vendidos para a Disney antes do lançamento. Como foi o contato? Há novidades sobre o filme?
Kate - Até agora, foi muito emocionante conversar com o pessoal da Disney/Mayhem, e é claro, estou honrada de ter tantas pessoas animadas em ter meu livro transformado em filme. Eu acredito que eles encontraram dois roteiristas que estão trabalhando na adaptação e esperam começar a filmar no final do ano.

Livraria da Folha - "Torment" será lançado em breve e os outros dois já possuem data. Você tem o final planejado? O que pode adiantar da trama?
Kate - "Torment" chega aos Estados Unidos em 28 de setembro (espero que logo depois ao Brasil). Ele seguirá exatamente de onde "Fallen" parou e é realmente divertido, realmente uma experiência diferente. "Passion", o terceiro livro, é uma introdução e deve ser lançado no verão [do hemisfério Norte] de 2011. Estou escrevendo o primeiro esboço agora e está ficando incrível. Ela abrange duzentos anos de vidas passadas de Luce e Daniel juntos! Depois de "Passion" virá "Rapture", e eu não estou certa do quanto posso dizer, mas será o quarto livro e completará a série. Portanto, há muito mais pela frente!

*

Fallen
Autor: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Quanto: R$ 39,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página