Livraria da Folha

 
05/09/2010 - 16h58

História da "verdadeira" Alice é lembrada em obra infantil

da Livraria da Folha

Divulgação
Que tal, então, conhecer a menina Alice e descobrir com ela o País das Maravilhas?
Que tal conhecer Alice e descobrir com ela todas as maravilhas?
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Inicialmente, as aventuras de Alice foram retratadas nas famosas obras de Lewis Carrol (1832-1898), "Alice no País das Maravilhas" (1865) e "Alice Através do Espelho" (1871).

Sucesso por muitas e muitas décadas, em 2010 as histórias ganharam uma versão cinematográfica pelas mãos e olhos do maluco diretor Tim Burton. Frente a o estrondoso sucesso, diversas releituras da obra original foram lançadas com novas e criativas ilustrações.

Mas a escritora uruguaia Verónica Leite preferiu revelar uma faceta nem sempre conhecida. Em "Uma História para Alice", a autora apresenta os personagens reais envolvidos com a criação do conto original, antes mesmo dele ter virado o livro que todos nós conhecemos.

A obra ilustrada é dividida em três partes, em um estilo "sanduíche", como a escritora definiu: o começo e o final foram construídos em uma mesma proposta estética (que representa o mundo real) e com um miolo bem diferenciado de ambos (o mundo do País das Maravilhas).

REUTERS/HO/SOTHEBY'S
Escritor e matemático inglês, Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas"
Escritor e matemático inglês Lewis Carroll

O livro começa com o senhor Charles Dodgson convidando três pequeninas amigas para um passeio de barco. Dodgson, professor de matemática, é quem reconhecemos pelo nome de Lewis Carrol, e suas amigas eram Alice e as duas irmãs.

Lewis Carrol, que adorava contar histórias, começou a narrar "Alice no País das Maravilhas" até que, de repente, tudo vira de ponta cabeça. Inclusive o livro. Todas as imagens e os diálogos são transportados para o mundo de sonhos, e todas as aventuras da sapeca garota são narradas, como quando viu o Gato (ou só viu seu sorriso?), conversou com a Lagarta e tomou um chá com o Chapeleiro Maluco.

Conheça a nossa livraria especializada em Alice

E assim começou, logo acabou. Alice se via novamente no mundo real, em companhia de suas irmãs e Charles Dogson (Lewis Carrol). Ao terminar o passeio, o último pedido que Alice fez foi para que o senhor Dodgson escrevesse aquela maluca história para ela.

O fim disso tudo, você já sabe como terminou.

*

"Uma História para Alice"
Autora: Verónica Leite
Editora: Melhoramentos
Páginas: 48
Quanto: R$ 29 (veja preço especial)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página