Livraria da Folha

 
31/08/2010 - 16h24

Homens têm medo de mulheres no local de trabalho, diz livro; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro revela segredos do universo masculino no mundo corporativo
Livro revela segredos do universo masculino no mundo corporativo
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Eles têm medo delas no ambiente de trabalho e só fazem negócio com quem lhes passar a noção de visibilidade, credibilidade e lucratividade. "O Que os Homens Não Contam Sobre Negócios para as Mulheres", do especialista em motivação empresarial Christopher V. Flett, reúne segredos do universo masculino no mundo dos negócios com o objetivo de diminuir as diferenças de gênero na carreira corporativa.

A ideia do autor é de que as mulheres não são menos capazes do que os homens, mas há uma cultura feminina e masculina nas empresas que pode barrar o sucesso de algumas profissionais.

No volume, Flett explica os pontos de vistas e o modo de agir dos dois gêneros em diversas situações do cotidiano corporativo, dentro de vários tipos de personalidade. O autor dá sugestões para que as leitoras percebam o que podem mudar em suas condutas e alçar voos maiores na vida profissional.

O autor também dá dicas para que as mulheres se livrem com elegância de situações embaraçosas, como cantadas e assédios.

Leia trecho.

*

Tememos Mulheres no Local de Trabalho

Desde que o caso Clarence Thomas trouxe à tona a questão do assédio sexual, os homens não sabem como agir. Por muitos e muitos anos, os homens assumiam liberdades com as colegas de trabalho, mas agora, com toda a preocupação envolvendo sexo e condutas impróprias, nós pisamos em ovos quando as mulheres estão por perto.

Estou generalizando, mas devido à quantidade de processos por assédio sexual e por temermos ganhar uma má reputação no ambiente de trabalho, não sabemos mais como agir. Quando homens estão com brincadeiras e uma mulher entra na sala, paramos tudo porque não queremos ser acusados de fazer piadas de mau gosto, de deixar colegas desconfortáveis, de agir como predadores ou de sermos reconhecidos como o "galinha" do escritório.

Muitas vezes, agimos estranhamente porque um sinal de aviso acende dentro da gente sempre que nos envolvemos em uma situação que pode ser mal interpretada. Um dia, enquanto trabalhava neste livro, assistia às notícias na tevê quando uma repórter muito atraente terminou de apresentar sua matéria na rua e chamou o homem da meteorologia no estúdio. Mas ele não estava a postos. Então, outro apresentador (parte de uma mesa de dois homens e uma mulher) disse: "Gatinha, você pode jogar para cá".

Imediatamente, desviei meu olhar do laptop para a tevê e vi a cara desse sujeito de uns 50 anos ficar toda vermelha e ele dizer: "Peço desculpas. Eu disse algo estúpido". Ele estava atordoado, coo se tivesse levado um soco na testa. O outro apresentador começou a remexer seus papéis quando a apresentadora disse: "Joga para mim, doçura", e trocou risinhos com a repórter que tinha sido chamada de "gatinha".

Sei o que aquele cara estava pensando porque eu estava pensando a mesma coisa: ele vai ser demitido! Eu podia ver todas aquelas telespectadoras escrevendo cartas de protesto e mudando de canal, porque era desconfortável vê-lo se encolhendo. Ele ultrapassou os limites. Não acredito que ele estava querendo depreciá-la. Não acredito que ele estava tentando insinuar-se para ela. Acho que eles eram amigos e, relaxado, ele disse algo inapropriado. Homens sabem que hoje um comentário como aquele pode acabar com uma carreira. Imagine uma palavra ser suficiente para acabar com a carreira de alguém. Os homens não sabem o que é e o que não é aceitável para as mulheres na maioria dos causo, e por isso estamos tão cautelosos. Acho que as mulheres precisam educar os homens sobre como elas gostam de ser tratadas. Tenho clientes mulheres que são bastante assediadas pelos homens. Se elas dão logo um fora neles, eles se recolhem e querem ficar o mais longe possível delas (e fingir que sua ofensiva nunca aconteceu). Eu sugeriria que elas agissem mais ou menos assim:

(Cena: Mulher se encontrando com um cara que se insinua para ela no café.)

Gary: "Tudo bem?"

Lisa: "Estou tendo um dia difícil. Todos esses 'galinhas' continuam me dando cantadas e me deixando realmente incomodada. Por que os caras acham que estão sendo charmosos quando na verdade estão sendo ofensivos?"

(Isso é um ataque preventivo e deve ser realizado antes que ele tenha tempo de fazer um comentário.)

Gary: "Deve ser desconfortável. O que você diz?"

(Ele está testando para saber qual o julgamento dela de comportamento impróprio.)

Lisa: "Eu não faço nada. Apenas abaixo os olhos nos meus papéis e espero que eles cuidem do trabalho deles. Caras como aqueles ficam depois pensando por que ainda estão solteiros. Mulheres acham repulsivos homens muito atirados."

*

"O Que os Homens Não Contam Sobre Negócios para as Mulheres"
Autor: Christopher V. Flett
Editora: Novo Conceito
Páginas: 200
Quanto: R$ 23,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página