Folha.com

Notícias

Assine a Folha

Livraria da Folha

01/09/2010 - 09h18

Há cem anos era fundado o time do povo; veja livros sobre o Corinthians

da Livraria da Folha

Em 1º de setembro de 1910, cinco operários se reuniram no Bom Retiro, em São Paulo, para fundar um time de futebol para disputar torneios de várzea. Na época, as ligas profissionais eram destinadas somente aos clubes de elite. O time do povo ganhou um nome inglês e, quem diria, tornou-se um dos maiores do Brasil.

Nem é necessário dizer que essa é a história da fundação do Corinthians. O tema "centenário" já vem sendo analisado, discutido e debatido desde o início de 2009. O fato é que, por sua grandeza e tradição, pela paixão de sua torcida e por todas as suas conquistas, o alvinegro do Parque São Jorge merece todas as homenagens possíveis.

Em 2010, aproveitando a levada dos cem anos, várias editoras lançaram títulos sobre o clube. A Livraria da Folha selecionou alguns. Confira abaixo.

*

Fotomontagem
Além do estádio, o Corinthians ganhou diversas publicações no ano de seu centenário
Além do estádio, o Corinthians ganhou diversas publicações no ano de seu centenário

Caixa especial da Panda Books traz livro escrito por Celson Unzelte e mais de 30 itens de colecionador. O torcedor vai delirar com réplicas de ingressos importantes, fotos autografadas por grandes ídolos, a partitura do primeiro hino do time e muito mais.

Como uma declaração de amor ao Corinthians, o vereador Antonio Goulart procurou manter-se fiel aos fatos, contando a história em torno daquilo que para ele é alma e a graça do futebol.

Detalha a história centenária do clube, reúne um acervo de imagens e reportagens de jornais e revistas antigas e ainda traz depoimentos de torcedores ilustres como Lula, Emerson Fittipaldi, Luciano Huck, Tom Zé, Marília Gabriela, Toquinho e Hortência, entre outros.

Os autores narram como se estivessem acontecendo novamente momentos inesquecíveis para os torcedores, como gols de Luizinho Pequeno Polegar, Basílio, Sócrates, Casagrande, Tupãzinho, Neto, Edílson, Marcelinho Carioca, Tevez e Ronaldo, entre muitos outros ídolos da fiel.

Com os 100 fatos mais marcantes da história do clube, o autor mostra a trajetória vencedora de um time que nasceu de uma turma de operários no bairro do Bom Retiro, numa época em que o futebol era um esporte elitizado.