Livraria da Folha

 
04/09/2010 - 07h31

No aniversário de Marilena Chaui, leia trecho de "Convite à Filosofia"

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nascida no dia 4 de setembro de 1941, em Pindorama (SP), Marilena de Souza Chaui é professora de história da filosofia e leciona na USP (Universidade de São Paulo), desde 1967.

Reprodução
Livro traz a história e os grandes temas da discussão filosófica
Livro traz a história e os grandes temas da discussão filosófica

Marilena também foi secretária municipal da Cultura de São Paulo --cargo que ocupou durante o mandato de Luiza Erundina, gestão 1989-1992-- e é autora de diversos livros.

Em "Convite à Filosofia", obra direcionada ao ensino médio, trata dos grandes temas da discussão filosófica, como razão, verdade, conhecimento, ciência, ética, política, arte, religião e metafísica.

Vencedor do Jabuti de 2000, indicado como melhor livro de ciências humanas e educação, "A Nervura do Real", baseado no trabalho de livre-docência da professora, aborda questões sobre liberdade, contingência e necessidade no pensamento do filósofo

Abaixo, leia um trecho de "Convite à Filosofia".

Visite a estante dedicada à filosofia

*

A atitude crítica

A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.

A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.

A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: "Sei que nada sei". Para o discípulo de Sócrates, o filósofo grego Platão, a Filosofia começa com a admiração; já o discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, acreditava que a Filosofia começa com o espanto.

Admiração e espanto significam: tomamos distância do nosso mundo costumeiro, através de nosso pensamento, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes, como se não tivéssemos tido família, amigos, professores, livros e outros meios de comunicação que nos tivessem dito o que o mundo é; como se estivéssemos acabando de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar o que é, por que é e como é o mundo, e precisássemos perguntar também o que somos, por que somos e como somos.

*

"Convite à Filosofia"
Autor: Marilena Chaui
Editora: Ática
Páginas: 424
Quanto: R$ 70,32 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"A Nervura do Real"
Autor: Marilena Chaui
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 1148
Quanto: R$ 113,60 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página