Livraria da Folha

 
09/09/2010 - 20h01

Homens culpam genética pela traição, diz pesquisadora; ouça podcast

WILLIAM MAGALHÃES
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Livro investiga como homens e mulheres tratam o tema da traição
Livro investiga como homens e mulheres tratam o tema da traição

Os homens culpam a genética e as mulheres costumam jogar a responsabilidade de suas traições em cima dos homens. Quem aponta estas diferenças comportamentais entre os dois gêneros é a antropóloga Mirian Goldenberg, uma das maiores especialistas do país quando o assunto é a infidelidade.

Em entrevista à Livraria da Folha, a autora do livro "Por que Homens e Mulheres Traem?" explica que o discurso dos dois sexos reforça uma lógica de dominação masculina, por dar aos homens a legitimidade da traição ao passo que as mulheres não assumem seus desejos.

Mirian 3

Outro assunto abordado durante a conversa foi o conceito criado pela pesquisadora de "capital marital". A ideia é pra explicar que ser casada em um mercado de homens indisponíveis é uma verdadeira riqueza e conquista. Ao menos no Brasil, onde um companheiro confere status social.

Mirian 2

Quando analisou, por exemplo, o comportamento de alemãs viu que os anseios não giravam em torno do amor e de uma relação conjugal. Os interesses das mulheres europeias eram mais focados em questões materiais como ter uma casa ou um emprego.

Na obra, Mirian apresenta dados significativos sobre a vida sexual dos brasileiros ao mesmo tempo que faz considerações sobre os resultados apresentados em suas pesquisas ao longo de mais de vinte anos.

Paralelamente a autora narra a história verídica de Mônica, uma jornalista fluminense que já traiu e foi traída e tem dificuldade de se relacionar com os homens. A repórter tem um passado marcado por terríveis episódios de violência doméstica e, na vida adulta, se vê envolvida diante de uma situação onde prazer e violência se complementam.

Divulgação
Mirian Goldenberg aponta diferenças entre valores e comportamento dos brasileiros quando o assunto é traição
Mirian Goldenberg aponta diferenças entre valores e comportamento dos brasileiros quando o assunto é traição

*

"Por Que Homens e Mulheres Traem?"
Autor: Mirian Goldenberg
Editora: BestBolso
Páginas: 224
Quanto: R$ 12,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página