Livraria da Folha

 
04/09/2010 - 21h31

Nem toda dor de cabeça é um tumor; livro ensina a identificar e tratar problema

da Livraria da Folha

Divulgação
Médicos norte-americanos propõem caminhos para curar dor de cabeça
Médicos norte-americanos propõem caminhos para curar dor de cabeça

"A Cura da Dor de Cabeça" (Matrix, em promoção na Livraria da Folha), dos médicos neurologistas Joseph Kandel e David Sudderth, revela os mitos e verdades deste tipo de mal, além de ensinar a identificar suas causas, os tipos de tratamento disponíveis para cada tipo e como perceber quando é necessário recorrer a um médico.

Com linguagem fácil, os profissionais abordam os mais variados motivos de dores de cabeça como a menstruação, a sinusite, problemas na mandíbula, enxaquecas e sensibilidade à luz, entre muitos outros.

O livro também traz uma seleção dos principais tipos de terapia, que vão desde massagens até intervenções cirúrgicas.

Veja trecho.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Mito: dores de cabeça freqüentes são causadas por tumores cerebrais

Ainda que os tumores cerebrais possam, às vezes, causar fortes dores de cabeça a algumas pessoas, a recíproca não é verdadeira. A maioria das pessoas que sofre de dores de cabeça crônicas e severas não tem tumores cerebrais. Se o seu médico suspeitar que você possa ter desenvolvido um tumor cerebral, ele pedirá que você se submeta a um exame de ressonância magnética (RM) ou uma tomografia computadorizada (TC). Naturalmente, o fato de você não ter um tumor, não significa que você não tenha um problema. Por outro lado, não queremos que você entre em pânico apenas porque o seu médico lhe pediu que se submetesse a um exame de RM ou TC, porque isso não quer dizer, necessariamente, que você tenha um problema grave. Esses exames são utilizados, principalmente, para eliminar as suspeitas sobre problemas mais sérios; e os médicos costumam pedir que seus pacientes se submetam a eles apenas para terem certeza de estarem trabalhando com segurança.

Dores de cabeça crônicas precisam ser curadas mesmo que não sejam causadas por tumores cerebrais. Até os problemas mais benignos, do ponto de vista dos médicos, podem causa extremo sofrimento.

*

"A Cura da Dor de Cabeça"
Autor: David Sudderth e Joseph Kandel
Editora: Matrix
Páginas: 328
Quanto: R$ 9,90 (em promoção, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página