Livraria da Folha

 
04/09/2010 - 11h26

Segunda Guerra Mundial também revela história de final feliz em "Escondendo Edith"

da Livraria da Folha

A menina corria contente em direção ao pai. Estava com muita fome e queria chegar logo em casa. Era maio, e a cidade de Viena estava bonita. A jovem Edith até conseguia se sentir feliz naquele momento. Mas no fundo, mesmo com sua inocência, ela já havia sido alertada de que as ruas não eram mais seguras. O ano era de 1940, e há apenas dois meses o homem conhecido como Adolf Hitler liderava a invasão de tropas nazistas pela capital austríaca. A Segunda Guerra Mundial começava. Com passos largos, Edith e o pai caminhavam pelas calçadas, até a cortante voz gritar "Gestapo" e mudar completamente a vida dessas pessoas.

Divulgação
Edith Schwalb tinha apenas seis anos quando Hitler invade a Áustria
Edith Schwalb tinha apenas seis anos quando Hitler invadiu a Áustria

Filha de pais judeus, não compreendia bem o que homens armados queriam com seus pais. Só entendia que as coisas não eram como antigamente. Medo, muito medo, incertezas e mudanças frequentes constroem o livro "Escondendo Edith" (Melhoramentos), da autora Kathy Kacer.

Com os crescentes boatos e as constantes ameaças dos nazistas, de fuga em fuga, se esconder era a única forma de sobreviver ao terror. Da Áustria para a Bélgica. Logo em seguida, para o sul da França, onde o que não se sabia que seria uma catástrofe humana, ainda relutava em chegar. As viagens clandestinas duravam dias entre muitas dificuldades.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Não demorou muito tempo mais para a família ter que se separar. Em março de 1943 a Segunda Guerra Mundial já fazia muitas vítimas, e as chances de sobreviver aumentavam se cada um fosse para um lado. Edith e um irmão ficaram escondidos com outros filhos de judeus em um acampamento um pouco afastado da cidade, que com coragem guardava o segredo em troca da vida das crianças.

E assim foi até o fim do terror. Com a identidade oculta e pela boa fé de famílias e pessoas que arriscavam suas vidas para proteger Edith e outros judeus.

Outras histórias já foram contadas sobre as crianças no Holocausto. "O Diário de Anne Frank", por exemplo, é o mais notável exemplo disso, com traduções pelo mundo inteiro. "Escondendo Edith", para o equilíbrio da vida e da literatura, no entanto, termina com algo mais próximo do "final feliz" sempre esperado.

*

"Escondendo Edith"
Autora: Kathy Kacer
Editora: Melhoramentos
Páginas: 152
Quanto: R$ 20,88
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página