Livraria da Folha

 
07/09/2010 - 21h00

Livros esclarecem os prazeres de degustar um bom charuto

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra ensina a escolher, cortar e desgustar o charuto
Obra ensina a escolher, guardar, cortar e desgustar o charuto
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O charuto é muito popular em países como Cuba, Estados Unidos, Inglaterra, República Dominicana, Alemanha, entre outros. O mercado no Brasil cresce consideravelmente, e o acesso a este produto é cada vez mais fácil. Mas o que faz do charuto algo tão especial e apreciado por um grupo restrito de pessoas?

Com o "Guia Completo do Charuto" fica fácil descobrir todos os prazeres secretos. O livro é uma obra introdutória para os que se interessam em conhecer um pouco mais sobre a história, o desenvolvimento e como ele se torna um produto prestigiado e admirado por poderosos e intelectuais. Afinal, é muito difícil não associar o inglês Churchill, o vienense Freud, o humorista Groucho Marx e, como não, o revolucionário Fidel Castro ao charuto.

Divulgação
Cuba, Honduras e até Brasil movimentam o mercado mundial
Cuba, Honduras e até Brasil movimentam o mercado mundial

O livro oferece dicas para os que não sabem onde comprar, como escolher as melhores marcas e a forma correta de degustar os melhores charutos. O leitor também descobre o significado de linguagens próprias como long filter e short filter.

O guia esclarece quais são os cuidados e macetes para saber se o produto é de qualidade e se sua consistência não vai atrapalhar na degustação. Neste momento, todos os sentidos fazem a diferença: tato, visão, audição, olfato e, principalmente, paladar, trabalham juntos para identificar um charuto de qualidade.

Por enquanto, não há muitas obras no mercado que falem da cultura do charuto no Brasil e no mundo. Além do "Guia Completo do Charuto", "O Pequeno Livro do Charuto" é um dos quase raros livros que também aborda a história deste tipo de fumo, ao que alguns preferem chamar de "forma de arte".

 
Voltar ao topo da página