Livraria da Folha

 
10/09/2010 - 11h04

Livro revela curiosidades e belezas de jardim do Palácio de Versalhes

da Livraria da Folha

"50 Jardins Inesquecíveis do Mundo" promove uma viagem relaxante pelas mais belas paisagens construídas a partir da união do homem e natureza. Com a proposta de ser um guia, a obra apresenta detalhes sobre os mais elegantes e conceituados jardins do mundo.

Divulgação
Conheça flores e cores de todo o mundo, com jardins exóticos e românticos
Conheça flores e cores de todo o mundo, com jardins exóticos e românticos

Paris, cidade luz, também é cidade das cores, dos aromas e da beleza floral. Fotos retratam os jardins do Palácio de Versalhes, de Luxemburgo e de Tuileries, e textos complementares exploram e detalham histórias, curiosidades e fornecem dicas para quando o leitor visitar pessoalmente o local.

Além dos jardins parisienses, outros tão belos quanto, mas às vezes menos conhecidos, encantam as páginas e o leitor. Holanda, Estados Unidos, Alemanha e Japão estão muito bem representados, enquanto o Brasil, com sua rica flora, também faz bonito com imagens dos jardins botânicos do Rio de Janeiro e Curitiba.

Leia sobre o jardim do Palácio de Versalhes

*

O Palácio de Versalhes começou a ganhar corpo quando Luís XIV, chamado de Rei Sol, resolveu tirar o centro administrativo francês de Paris. Adotando como base um pequeno castelo usado como casa de caça por seu pai, Luís XIII, o rei transformou o local no maior e mais belo palácio da França, venerado e copiado no mundo todo.

O complexo paisagístico do local é cuidadosamente detalhado, composto por uma série de pequenos e estonteantes jardins, todos eles com traços geométricos que chegam a formar labirintos. Alguns jardins têm ao centro uma escultura ou fonte, sempre com temas greco-romanos.

São cerca 1.400 fontes e muitas esculturas de bronze. O eixo central dos jardins é o Grand Canal, um lago de quase de 2 quilômetros de comprimento, criado com o propósito de refletir o pôr do sol e formar mais uma das belezas de Versalhes. Pela janela central do hall de espelhos do palácio, os visitantes podem admirar a paisagem, com uma perspectiva que conduz o olhar pelo parterre de água até o horizonte.

Divulgação
Geometria pura é responsável pelos efeitos interessantes no jardim
Geometria pura é responsável pelos efeitos interessantes e exuberantes do jardim, que até parecem labirintos

Essa perspectiva foi desenvolvida originalmente por André Le Nôtre, encarregado por Luís XIV em 1661 de desenhar os jardins que, aos olhos do rei, eram tão importantes quanto o próprio castelo. O paisagista modificou os jardins originais, ampliando a passarela real e construindo o Grand Canal. No projeto, participaram também Charles Le Brun, que desenhou fontes e estátuas, e o arquiteto Jules Hardouin-Mansart, que construiu o parque Laranjal (Orangerie).

O projeto levou 40 anos para ser finalizado e exigiu enorme trabalho. Grandes quantidades de terra tiveram de ser movidas para serem colocados os parterres floridos, a Orangerie, a exuberante Galerie dês Glacês (onde foi assinado o Tratado de Versalhes), as fontes e o canal, onde antes havia bosques, campos gramados e áreas pantanosas. A terra foi transportada em carrinhos de mão, as árvores foram trazidas de todas as partes da França e milhares de homens participaram da montagem.

Divulgação
Palácios na Inglaterra, Áustria e Alemanha se inspiraram nas belezas de Versalhes
Palácios na Inglaterra, Áustria e Alemanha se inspiraram nas belezas de Versalhes

Os jardins ocupam quase 800 hectares de terra e são hoje um dos mais visitados pontos turísticos da França, chegando a seis milhões de visitantes por ano. Nos fins de semana do final da primavera até o começo do outono (por volta do fim de maio até o começo de setembro), a administração do palácio promove a Grandes Eaux, um espetáculo envolvendo as fontes de todos os jardins.

Desde 1992, os jardins vêm sendo gradualmente replantados. O trabalho foi acelerado depois de uma tempestade devastadora, em dezembro de 1999, e algumas áreas já estão totalmente restauradas em sua aparência original.

*

"50 Jardins Inesquecíveis do Mundo"
Autor: Editora Europa
Editora: Europa
Páginas: 220
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página