Livraria da Folha

 
14/09/2010 - 09h08

Menina com cinco tranças desperta significado das palavras contra guerra civil angolana

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Divulgação
Esperança, paixão e amizade fazem parte do dicionário da heroína Ynari
Esperança, paixão e amizade fazem parte do dicionário da heroína Ynari

O escritor angolano Ondjaki empresta mais uma vez ao mundo infantil um pouco de sua poesia. Em "Ynari", a menina conhecida por suas cinco tranças vive uma aventura baseada na descoberta do mundo e nas diferenças entre as pessoas. O poder das palavras e do diálogo dão o tom e a magia do livro.

A personagem principal, Ynari, é uma garota alegre e muito curiosa em descobrir o significado das palavras. Certo dia, passeando entre a fauna e flora rica de sua terra, encontrou próximo ao refrescante rio um pequeno rapaz de uma aldeia distante.

Por ele fica sabendo que existe um velho muito velho que inventa palavras, e uma velha muito velha que as destrói. Ynari, que adora descobrir palavras e seus significados, fica confusa e faz um monte de perguntas para tentar compreender o motivo de destruir as palavras. Na verdade, em certo momento até parece que faltam palavras para explicar aquele horror. Afinal, do que seria o mundo sem palavras como amor, amizade, magia, entre tantas outras que encantavam os ouvidos da menina diariamente.

Divulgação
Ondjaki nasceu em Luanda, na Angola, em 1977, e seus livros que retratam as derrotas e vitórias de seu povo já foram traduzidos para diversos idiomas
Ondjaki nasceu em Luanda, na Angola, em 1977, e seus livros que retratam as derrotas e vitórias de seu povo já foram traduzidos para diversos idiomas, além de terem sido premiados em Portugal e na Itália

Infelizmente, antes de encontrar a melhor resposta, Ynari também descobre que ali perto cinco diferentes aldeias lutam entre si, pois cada uma possui algo que as outras não têm. Ao ouvir isso, talvez a palavra "inveja" tenha passado pelas cinco tranças da jovem.

O autor Ondjaki usa dessa história para relembrar as cicatrizes deixadas na guerra civil que avassalou seu país nos últimos anos. E do mesmo modo que vem tentando o autor, sua personagem se protege com as mais belas e sábias palavras para mostrar a todas as aldeias o real significado delas, e assim, torcer para que os povos consigam viver em harmonia e paz; palavras que com certeza a menina gosta muito de sonhar.

*

"Ynari"
Autor: Ondjaki
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 48
Quanto: R$ 32
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página