Livraria da Folha

 
14/09/2010 - 12h20

Jornalista diz ter esperança em acordo entre cristãos, islâmicos e judeus

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O jornalista e escritor norte-americano Philip Yancey disse em entrevista para a Livraria da Folha que é possível um acordo entre as três grandes religiões monoteístas. Para o autor, a crença em um Deus único, um código moral semelhante, e a origem abraâmica --designação dada às crenças oriundas de Abraão-- são características que permitem a esperança.

Divulgação/Mundo Cristão
Philip Yancey diz ter grandes esperanças em futuro acordo entre cristãos, islâmicos e judeus
Philip Yancey diz ter grandes esperanças em futuro acordo entre cristãos, islâmicos e judeus

Yancey esteve recentemente no Brasil para a divulgação de seu novo livro, "Para que Serve Deus", publicado pela Mundo Cristão.

A obra reúne dez histórias vivenciadas em diferentes lugares do mundo, como China, Oriente Médio e África do Sul, além de algumas cidades nos Estados Unidos.

O autor define o volume como "um tipo de diário da minha busca para a seguinte pergunta: a fé realmente faz diferença quando sou posto à prova?"

Leia, abaixo, a entrevista completa.

Visite a estante dedicada à religião

*

Livraria - Podemos esperar um acordo entre judaísmo, cristianismo e islamismo?

Philip Yancey - Isso é uma grande esperança! Concordo que temos muito em comum: a crença em um Deus, um código de conduta, uma base para o perdão e a caridade. Mais, todas essas religiões se desenvolveram de uma fonte semelhante, razão pela qual são chamadas de fé abraâmica. Como é triste que, em vez de nos unirmos em torno do que temos em comum --uma mensagem que o mundo precisa desesperadamente-- acabamos ressaltando as diferenças. O mundo sofre violentamente por causa disto.

Divulgação
Livro apresenta dez situações tensas em que Yancey esteve presente
Livro reúne dez histórias vividas em diferentes lugares do mundo

Livraria - Você experimentou algum tipo de epifania?

Philip Yancey - Epifania é uma palavra forte, e, para muitas pessoas, isso implica uma grande experiência mística. Em meu livro, investigo alguns lugares onde os cristãos são colocados em situações extremamente desafiadoras: nas prisões chinesas, em países muçulmanos hostis, ou afetados pela aids e pela pobreza na África. Francamente, eu não estive nessas situações extremas, mas, como um jornalista, eu quis ver a diferença que a fé pode fazer. Felizmente, a maioria de nós, não enfrenta esses testes extremos. No livro, conto histórias de alcoólatras que lutam contra o vício todos os dias, de prostitutas que lutam contra a culpa e a vergonha, de um professor universitário que enfrenta o escárnio por causa de suas crenças, das minorias que lidam diariamente com o racismo e o preconceito. Se nós pudermos desempenhar um pequeno papel na grande tarefa, penso que a epifania virá, muitas vezes de forma surpreendente e inesperada.

Livraria - Qual é a principal lição que podemos aprender com a religião?

Philip Yancey - Muitas pessoas veem a religião como uma forma de manter o controle, de um Deus duro que está procurando alguém punir. Cresci nesse tipo de igreja. Mas conheci um Deus que é amor e graça. Ao longo dos anos aprendi a confiar Nele, a acreditar que a vida que Deus prescreve é a melhor possível. Jesus disse que veio para dar a vida em sua plenitude, acredito nisso. Sempre tenha em mente que Deus é amor, e o centro do universo é um sorriso, não uma carranca. A religião pode se tornar um sistema que os seres humanos usam para controlar outros, algo como um opressor moral. Mas não é isso o que Jesus representa.

*

"Para que Serve Deus"
Autor: Philip Yancey
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 288
Quanto: R$ 23,92 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página