Livraria da Folha

 
16/09/2010 - 12h27

Leitura é como bala para o cérebro, diz autora de "Sussurro"

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

Depois de ser obrigada a ser parceira do misterioso sujeito que se transfere para a escola, Nora Grey acaba seduzida pelo negro e penetrante olhar de Patch. Mesmo com tudo indicando o quanto ele é perigoso, da falta de passado aos ambientes que frequenta, a garota não deixa de se sentir atraída.

Divulgação
Becca Fitzpatrick começou a escrever por insistência do marido
Becca Fitzpatrick começou a escrever por insistência do marido

Logo depois, o romance ganha ritmo e ação com o aparecimento de um misterioso mascarado que ataca Nora, sua melhor amiga e a faz acreditar que está tendo alucinações. Aos poucos se descobre, junto com a protagonista, o seu envolvimento involuntário em uma história milenar, com anjos caídos e uma maldição na família. A garota pode ser a salvação ou a perdição de seu amor.

"Sussurro" subiu rapidamente para as primeiras posições dos livros mais vendidos, revelando uma tendência a anjos ocuparem o posto de criaturas sobrenaturais protagonistas de romances teens.

Escritora por acidente, Becca Fitzpatrick levou cinco anos para ter seu livro de estreia publicado. O segundo volume será publicado em pouco mais de um mês nos Estados Unidos e já prepara o terceiro.

Em entrevista à Livraria da Folha, a escritora revelou como quase se tornou chef de culinária japonesa, comenta o sucesso de seus livros, agradece aos fãs e diz que, às vezes, fatos da própria vida podem gerar grandes histórias.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

*

Livraria da Folha: Como você se tornou escritora?
Becca Fitzpatrick: Eu me formei na faculdade com um diploma na área da saúde. Não foi até meu marido me surpreender ao me matricular em uma aula de escrita em meu vigésimo quarto aniversário que comecei a escrever a sério. Foi na aula que comecei a escrever "Sussurro", e cinco anos depois o livro foi vendido para Simon & Schuster, minha editora nos Estados Unidos. Eu sempre brinquei com meu marido que eu poderia ser uma grande chef agora ao invés de escritora, desde que ele ponderou seriamente sobre me matricular em uma aula de culinária japonesa ao invés do curso de escrita. Estou contente que ele escolheu a escrita!

Livraria da Folha: Qual foi sua inspiração para escrever "Sussurro"?
Becca: Baseei "Sussurro" em uma experiência própria que tive na aula de biologia no colegial. Nós devíamos estar estudando a reprodução humana, porque meu professor me pediu, em frente a toda a classe, para enumerar todas as características que me atraíam em um parceiro. Eu fiquei realmente constrangida! Recriei uma versão ficcional desta memória em "Sussurro", e foi uma das primeiras cenas que escrevi.

Livraria da Folha: De onde veio a ideia de misturar uma trama de mistério com elementos sobrenaturais?
Becca: Isto é o que gosto tanto em suspenses paranormais românticos, que combinam a escaldante tensão sexual de uma história de romance, o enigma de um complexo mistério, o terror psicológico do horror e a fantasia do sobrenatural, tudo em um livro. É um pouco de tudo e, como escritora e leitora, me mantém presa. Eu prefiro ler todos estes elementos misturados juntos, por isso só fazia sentido que eu tentasse a mesma coisa em meus livros.

Livraria da Folha: Você é religiosa e acredita em anjos caídos ou pesquisou para criar o personagem Patch?
Becca: Fui criada frequentando a escola dominical toda semana, então ouvi histórias bíblicas desde criança. Escrever sobre anjos, e anjos caídos, não exigiu grande quantidade de pesquisa, porque me sinto muito confortável com a mitologia judaico-cristã.

Livraria da Folha: O segundo volume, "Crescendo", será lançado em breve nos Estados Unidos (19 de outubro). Há planos para mais continuações?
Becca: Sim! Estou muito feliz em anunciar que haverá um terceiro livro na série, "Tempest", e será lançado no outono [norte-americano] de 2011.

Livraria da Folha: Qual conselho você dá aos seus fãs que começaram a escrever depois de ler seu livro?
Becca: Mantenha um blog, você nunca sabe quando suas experiências de vida servirão de ideia para uma história. Leia também. É bala para o cérebro.

Livraria da Folha: Em seu site há uma playlist para cada livro. A música é importante em seu processo criativo?
Becca: Na verdade, prefiro escrever em silêncio, mas crio o enredo com música. A maioria dos meus enredos surge logo pela manhã, quando estou correndo. Normalmente tenho um iPod comigo, e eu uno o enredo com a música.

Livraria da Folha: Como você vê o sucesso de "Sussurro"? Você esperava ser publicada em tantos países?
Becca: Ainda estou espantada e admirada com o sucesso que o livro teve. Eu recebi perto de cem rejeições antes de encontrar meu editor, então achei que seria preciso um milagre ter o livro publicado nos Estados Unidos, muito menos em outros 33 países. Acredito que grande parte do sucesso do meu livro é os meus fãs falarem sobre ele para os amigos. O boca a boca ajudou de uma forma incrível, e devo isso aos fãs. Sinto-me sortuda e abençoada. Apenas desejo que todos os aspirantes a autor vejam seus sonhos realizados da forma que eu tive.

Livraria da Folha: Por que você acha que romances fazem sucesso com adolescentes hoje?
Becca: Acho que o gênero jovens adultos realmente explodiu com a publicação de blockbusters como "Harry Potter", "Crepúsculo" e "Jogos Vorazes". Anos atrás, quando comecei a escrever "Sussurro", nenhum dos meus amigos liam livros da seção para jovens adultos nem muitos adolescentes que tomavam conta dos meus filhos. Hoje, todos os meus amigos leram "Crepúsculo", "Jogos Vorazes", e muitos outros livros voltados para os adolescentes, e os jovens sabem disso. Eles estão muito conscientes do quanto o gênero jovens adultos se tornou importante, e acredito que eles tenham um certo orgulho disso.

*

Sussurro
Autor: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 264
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página