Livraria da Folha

 
15/09/2010 - 23h59

"Incríveis Passatempos Matemáticos" ensina a calcular área de ovo de avestruz

da Livraria da Folha

Reprodução
CCharadas e curiosidades que não ensinam na escola estão no livro
Charadas e curiosidades que não ensinam na escola estão no livro
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O livro "Incríveis Passatempos Matemáticos" de Ian Stewart desafia o raciocínio por meio de curiosidades e jogos divertidos. E o incrível da história está muito além de descobrir o valor de x ou y. O autor encontrou uma fórmula para entreter (e até ensinar) as pessoas que, à primeira vista, nem gostam tanto assim de matemática.

"O livro é tudo o que você precisa para passar as horas na sua ilha deserta", brinca o autor. Esse é o tipo de livro para se levar num trem, num avião ou a uma praia. "Ou para folhear ao acaso depois do Natal, enquanto você assiste aos canais de esportes e às novelas. Ou o que quer que prenda a sua atenção. O objetivo deste livro é a diversão, não o trabalho. Não é uma prova, não há um currículo a ser cumprido, não há questões de múltipla escolha para resolver. Você não precisa se preparar. Apenas mergulhe", sugere Ian.

Os assuntos tratados vão desde encontrar a área de um ovo de avestruz até o intrigante excesso de matéria em comparação à antimatéria logo após o Big Bang. Todas as informações contidas no livro surgiram de anos de...brincadeira. Apaixonado pelos números desde os 14 anos, Ian começou a colecionar curiosidades matemáticas e guardava suas anotações no cômodo do quarto. E nesses quase 50 anos, sua gaveta transborda conhecimento. Por isso mesmo, material não faltou para produzir o livro.

Ian Stewart inclui nas páginas alguns tópicos históricos, como os numerais babilônicos, o ábaco e as frações egípcias. "A história da matemática tem ao menos 5 mil anos, e as descobertas feitas no passado distante ainda são importantes hoje, pois a matemática se edifica sobre seus êxitos passados", informa.

Em 2008, Ian fez enorme sucesso com o "Almanaque das Curiosidades Matemáticas", que esteve entre os livros mais vendidos daquele ano. Esta continuação dos passatempos colecionados comprovam o desconhecido interesse do público pelos números, fórmulas, frações ou coisa que seja. É que a maioria simplesmente não sabe como a matemática pode ser divertida ao quadrado.

*

"Incríveis Passatempos Matemáticos"
Autor: Ian Stewart
Editora: Zahar
Páginas: 356
Quanto: R$ 31,92
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página