Livraria da Folha

 
19/09/2010 - 12h28

Biógrafa infantil de Villa-Lobos e Lobato conversa com a Livraria da Folha

da Livraria da Folha

Divulgação
Nereide Santa Rosa, 57, é vencedora do prêmio jabuti de 2004
Nereide Santa Rosa, 57, é vencedora do prêmio jabuti de 2004
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A escritora Nereide Santa Rosa é uma das poucas pessoas que pode falar de "boca cheia" que viu de perto a infância de personagens famosos da história brasileira como Heitor Villa-Lobos, Monteiro Lobato, Machado de Assis, Tarsila do Amaral, entre tantos outros. E olha que Nereide tem apenas 57 anos de idade.

Como é possível? Nereide é autora de diversas "biografias infantis", onde retrata com uma linguagem própria e instigante uma das fases mais saborosas da vida de escritores, músicos e artistas brasileiros. Os livros "Villa-Lobos", "Santos-Dumont" e "Carlos Gomes", da coleção "Crianças Famosas" (Callis), e "A Infância de Tatiana Belinki", da mesma editora, são algumas de suas obras de maior sucesso.

Em entrevista à Livraria da Folha, a escritora conta como foi que começou a escrever para crianças, e em tão pouco tempo virou referência e ficou "íntima" de tanta criança legal.

Divulgação
Conheça a infância do compositor brasileiro Villa-Lobos
Conheça a infância do compositor brasileiro Villa-Lobos

Nereide Santa Rosa é formada em música, matemática, artes e pedagogia, e desde os 17 anos começou a trabalhar com crianças. Tempos depois, já aposentada da profissão de professora, sentiu a necessidade de manter contato com este universo, e teve a ideia de escrever sobre a infância do músico Villa-Lobos. A editora aceitou e a partir deste título a autora não parou mais de produzir.

Na entrevista, ela comenta sua relação de paixão com a música e o público infantil, no que gerou seu primeiro livro da coleção. Nereide também comenta como foi entrevistar e biografar a escritora Tatiana Belinky, símbolo da literatura infantojuvenil brasileira.

Nereide Santos

A autora também comentou que as coleções que retratam as infâncias fazem sucesso porque as crianças sentem uma grande identificação com as imagens dos meninos, com algumas peraltices e até mesmo com alguns sonhos. Como explica, por mais que as épocas e costumes sejam diferentes, "muitos leitores me contam que acharam legal saber que tal pessoa também foi criança". Os retratos dessas crianças tão importantes na formação cultural de nosso país servem para inspirar os futuros artistas, comenta.

Por fim, a escritora deixou no ar em qual a próxima infância que quer mergulhar e escrever. Entre muitos risos, confessou que vontade e personagens não faltam. "Olha, tem tanta gente... Mas algumas que eu gostaria muito de fazer são a do Tom Jobim, do Chico Buarque e do Vinícius de Moraes", revela.

Agora, é só esperar.

Divulgação
Nereide (esq.) e Tatiana Belinky reunidas no lançamento da biografia "A Infância de Tatiana Belinky"
Nereide (esq.) e Tatiana Belinky reunidas no lançamento da biografia "A Infância de Tatiana Belinky"
 
Voltar ao topo da página