Livraria da Folha

 
16/09/2010 - 08h13

Prepare creme brulée e descubra por que o doce nunca será gelatina

da Livraria da Folha

Divulgação
Experimente interessantes variações para o queijo de soja
Experimente interessantes variações para o queijo de soja

É lindo, é doce e irritantemente perfeito. Assim a atriz Julia Roberts descreve o creme brulée em uma das clássicas cenas do filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo". O diálogo com Cameron Diaz é hilário e explica que este doce não pode ser uma gelatina, uma sobremesa bem simples. A analogia serve para comparar as personagens - a perfeita e a desajustada - e os anseios de Michael O'neal, papel do ator Dermot Mulroney.

Apesar de parecer complexo, este prato da gastronomia francesa é bem fácil de preparar. O livro "Tofu: Sabor e Saúde em 56 Receitas" (Editora Europa, 2008), de Ellen Vitorino, ensina como fazer este delicioso doce, cuja principal graça está em quebrar a casquinha que cobre o creme.

Ricamente ilustrada, a obra da coleção "Biblioteca Vegetarianos" traz dicas de alimentos saudáveis que utilizam em sua base o tofu, queijo de soja tradicional na culinária oriental.

Três tópicos dividem o livro: entradas, pratos principais e sobremesas. De yakissoba a hambúrguer de aveia, passando por sorvetes e bolo de chocolate, estão presentes comidas para todos os gostos e que certamente proporcionarão deliciosos momentos na cozinha.

Veja receita.

*

Divulgação
Creme brulée é citado em filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo", estrelado por Julia Roberts
Creme brulée é citado em filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo", estrelado por Julia Roberts

Creme brulée de maracujá

A parte divertida dessa sobremesa é quebrar a casquinha que cobre o creme. Já a parte deliciosa é poder saborear o creme azedinho doce que está por baixo dela. Simplesmente um luxo!

Informação Nutricional (por porção)

Valor Energético: 399kcal
Carboidratos: 69,5g
Proteínas: 6,6g
Gorduras Totais: 10,4g

Dificuldade
Baixa

Rende
8 porções

Receita
Vegana

Ingredientes da base
4 maracujás
2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do creme
1 xícara de suco de maracujá concentrado
400 g de tofu
1 xícara de creme de leite de soja
1 xícara de leite condensado de soja
1 colher (sopa) de margarina vegetal
1 colher (sopa) de baunilha
4 colheres (sopa) de amido de milho

Ingredientes da cobertura
1 xícara de açúcar
½ xícara de água

Modo de preparo
Misture a polpa de maracujá com o açúcar da base e reserve. Bata no liquidificador o suco de maracujá concentrado, o tofu, o creme de leite, o leite condensado, a margarina, a baunilha e o amido de milho até obter um creme homogêneo. Reserve.

Montagem
Unte 8 mini tigelas para suflê com margarina. Coloque uma colher de sopa de polpa de maracujá em cada uma. Acrescente delicadamente o creme em cada uma delas deixando 1,5 cm da borda e leve ao forno microondas por 2 minutos. As tigelas devem ficar bem seguras e você deve ter cuidado para que a mistura não ferva e derrame. Reserve e deixe esfriar na geladeira por 3 horas.

Cobertura
Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até formar uma calda grossa.

Retire o creme da geladeira e derrame delicadamente a calda ainda quente sobre casa um deles. A calda endurecerá rapidamente. Cuide para que a camada de calda não fique muito grossa.

*

"Tofu: Sabor e Saúde em 56 Receitas"
Autor: Ellen Vitorino
Editora: Editora Europa
Páginas: 130
Quanto: R$ 59,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página