da Livraria da Folha
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A mente inquieta do suíço Jean Piaget (1896-1980) rende discussões nos mais diferentes campos do saber até hoje. Formando em biologia, seus trabalhos alcançaram fama mundial quando voltados à psicologia infantil e sua aplicação na educação. Entre suas principais obras destacam-se os livros "Biologia e Conhecimento" e "A Formação do Símbolo na Criança".
O conceito da epistemologia genética é a mais conhecida teoria desenvolvida por Piaget, que envolve explicar o amadurecimento e a compreensão de mundo das crianças em diferentes fases do crescimento.
Divididos em quatro estágios, Piaget entende que o primeiro, o sensório-motor dura até os 2 anos de idade. O pré-operacional é o segundo, dos 2 aos 7 anos; o terceiro nomeado de operatório-completo vai dos 7 aos 11 anos, e por fim, por volta dos 12 anos inicia-se a etapa de operatório-formal, que ao longo de toda a fase adulta tende a se desenvolver.
Reprodução / Fondation Jean Piaget | ||
Jean Piaget, ao fundo, observa crianças desenvolvendo atividades com auxílio da psicóloga Constance Kamii |
Baseada nos estudos com crianças - e os três filhos do pensador foram constantes "cobaias" - a teoria da epistemologia genética foi pensada quando Piaget compreendeu que não era possível ensinar a uma criança algo que ela ainda não teria condições de aprender. E a partir desta constatação, o lado biólogo do pensador dialoga de maneira interessante com a educação infantil.
Dito de outra forma, o lado cientista do observador interessado no funcionamento e desenvolvimento da vida atuou na elaboração da teoria. Isto não desqualifica, de maneira alguma, todas as hipóteses e estudos por ele realizados. No entanto, como o próprio ressaltava, ele não criou uma teoria pedagógica. Logo, a aplicabilidade nas salas de aula tem em vista muito da capacidade do professor em saber manejá-las em diversas situações.
Etapas do conhecimento
Além da própria bibliografia do autor, com mais de 50 livros, para conhecer melhor suas teorias, a Livraria da Folha recomenda a leitura da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro e dos pedagogos brasileiros Lauro de Oliveira Lima e Lino de Macedo, que oferecem explicações, releituras e novas abordagens do ensino de Piaget.
Os interessados em conhecer outros pontos de vista, a leitura de Vygotsky é uma das mais indicadas. A princípio, por serem contemporâneos (apesar do autor russo ter morrido precocemente) e também por discordarem em um ponto essencial na questão educacional. Para Vygotsky, o meio social influencia diretamente no aprendizado de uma criança, enquanto que para o autor suíço não passa de uma "interferência".
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