Livraria da Folha

 
16/09/2010 - 21h16

Livros de Piaget influenciam educação 30 anos após sua morte

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A mente inquieta do suíço Jean Piaget (1896-1980) rende discussões nos mais diferentes campos do saber até hoje. Formando em biologia, seus trabalhos alcançaram fama mundial quando voltados à psicologia infantil e sua aplicação na educação. Entre suas principais obras destacam-se os livros "Biologia e Conhecimento" e "A Formação do Símbolo na Criança".

O conceito da epistemologia genética é a mais conhecida teoria desenvolvida por Piaget, que envolve explicar o amadurecimento e a compreensão de mundo das crianças em diferentes fases do crescimento.

Divididos em quatro estágios, Piaget entende que o primeiro, o sensório-motor dura até os 2 anos de idade. O pré-operacional é o segundo, dos 2 aos 7 anos; o terceiro nomeado de operatório-completo vai dos 7 aos 11 anos, e por fim, por volta dos 12 anos inicia-se a etapa de operatório-formal, que ao longo de toda a fase adulta tende a se desenvolver.

Reprodução / Fondation Jean Piaget
JJean Piaget, ao fundo, observa crianças desenvolvendo atividades com auxílio da psicóloga Constance Kamii
Jean Piaget, ao fundo, observa crianças desenvolvendo atividades com auxílio da psicóloga Constance Kamii

Baseada nos estudos com crianças - e os três filhos do pensador foram constantes "cobaias" - a teoria da epistemologia genética foi pensada quando Piaget compreendeu que não era possível ensinar a uma criança algo que ela ainda não teria condições de aprender. E a partir desta constatação, o lado biólogo do pensador dialoga de maneira interessante com a educação infantil.

Dito de outra forma, o lado cientista do observador interessado no funcionamento e desenvolvimento da vida atuou na elaboração da teoria. Isto não desqualifica, de maneira alguma, todas as hipóteses e estudos por ele realizados. No entanto, como o próprio ressaltava, ele não criou uma teoria pedagógica. Logo, a aplicabilidade nas salas de aula tem em vista muito da capacidade do professor em saber manejá-las em diversas situações.

Etapas do conhecimento

Além da própria bibliografia do autor, com mais de 50 livros, para conhecer melhor suas teorias, a Livraria da Folha recomenda a leitura da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro e dos pedagogos brasileiros Lauro de Oliveira Lima e Lino de Macedo, que oferecem explicações, releituras e novas abordagens do ensino de Piaget.

Os interessados em conhecer outros pontos de vista, a leitura de Vygotsky é uma das mais indicadas. A princípio, por serem contemporâneos (apesar do autor russo ter morrido precocemente) e também por discordarem em um ponto essencial na questão educacional. Para Vygotsky, o meio social influencia diretamente no aprendizado de uma criança, enquanto que para o autor suíço não passa de uma "interferência".

 
Voltar ao topo da página