Livraria da Folha

 
16/09/2010 - 13h04

Desvende combinação de números em "Incríveis Passatempos Matemáticos"

da Livraria da Folha

Reprodução
CCharadas e curiosidades que não ensinam na escola estão no livro
Charadas e curiosidades que não ensinam na escola estão no livro
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Para quem gosta de desafiar a si próprio com jogos de lógica e raciocínio rápido, o livro "Incríveis Passatempos Matemáticos" , de Ian Stewart, garante boa dose de diversão e conhecimento. O diferencial das charadas apresentadas é que elas vão muito além dos jogos dos "7 erros" que não acrescentam em nada quando desvendados. De uma forma totalmente lúdica e original, aprende-se até a calcular a área de um ovo de avestruz.

Como comparação rápida e sem compromisso, o livro atua da mesma forma como alguns programas televisivos que tratavam de ciência, física e química de um jeito experimental e curioso, com o objetivo principal de desvendar os mistérios ao nosso redor, e não passar no vestibular.

Ou seja, o livro é indicado até para os que não são apaixonados pelos números. A obra desperta a atenção de qualquer leitor que goste de pensar e solucionar um problema. Sem a menor pretensão de passar uma "lição de casa", o autor consegue mostrar fórmulas divertidas e curiosidades, e assim promove a interação dos leitores que tomam o livro como uma nova espécie de jogo do conhecimento.

Tente desvendar uma charada do livro ""Incríveis Passatempos Matemáticos" .

*

Mágica no calendário

- Minha bela assistente - declarou o Grande Whodunni - irá me entregar agora um calendário perfeitamente comum.

Grumpelina abriu um sorriso meigo e seguiu a instrução. De fato era um calendário comum, com sete colunas por mês, encabeçadas pelos dias de domingo a sábado, com os números dos dias escritos em ordem.

Whodunni chamou então um voluntário da plateia enquanto Grumpelina o vendava (isto é, vendava Whodunni).

- Quero que você escolha qualquer mês do calendário e então desenhe um quadrado de 3 × 3 ao redor de nove datas. Não inclua nenhum espaço em branco. Vou pedir que você me diga a menor dessas datas, e então lhe direi instantaneamente o valor da soma dos nove números.

O voluntário obedeceu, e, assim, escolheu um quadrado de datas nas quais o menor número era 11. Assim que ele disse este número ao mágico, Whodunni respondeu "171".

O método de Whodunni funciona para qualquer quadrado de 3 × 3.
Como ele consegue?

Reprodução

*

"Incríveis Passatempos Matemáticos"
Autor: Ian Stewart
Editora: Zahar
Páginas: 356
Quanto: R$ 31,92
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página