Livraria da Folha

 
18/09/2010 - 17h33

Jimi Hendrix foi encontrado afogado em vômito há 40 anos

da Livraria da Folha

Jimi Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, aos 27 anos. Além de aumentar a lista de astros da música que morreram com esta idade e as teorias conspiratórias sobre esta coincidência, Hendrix teve uma morte nunca bem explicada.

O músico foi encontrado no hotel em que estava hospedado em Londres e os médicos que o atenderam disseram que ele já estava morto, afogado em seu próprio vômito. O que levou Jimi a ficar neste estado nunca foi revelado. As declarações de sua namorada na época sempre foram contraditórias.

Reuters
Morte prematura do músico continua sem explicação, mesmo 40 anos depois
Morte prematura do músico continua sem explicação, mesmo 40 anos depois

Mas, não foi apenas pela prematura e trágica morte que Hendrix entrou para a história da música. Ele interessou-se por ela ainda criança, e foi influenciado por grandes artistas da época. Autodidata, concentrava-se nos sons que ouvia por não saber ler música.

Sua forma inovadora de tocar e as distorções que fazia com a guitarra elétrica, somadas ao fato de não saber ler ou escrever a música, deixou ainda mais impressionante sua ascensão meteórica. Desde que começou a se apresentar profissionalmente, levou apenas quatro anos para alcançar o sucesso.

Ainda hoje é influência de muitos artistas e compositores.

Para os fãs e interessados em saber mais sobre o artista, a jornalista Sharon Lawrence escreveu o livro "Jimi Hendrix: A Dramática História de uma Lenda do Rock". Amiga pessoal do músico, o retratou utilizando confidências e pesquisas. Lawrence trata de sua genialidade, drogas, personalidade, a intimidade e outros pontos de sua vida.

Hendrix também foi homenageado com um volume da coleção "Music Icons". Como os outros títulos, "Jimi Hendrix" possuiu diversas fotos de diferentes épocas da vida do artista, pessoais e de apresentações, além de contar sua trajetória e morte prematura.

 
Voltar ao topo da página