Livraria da Folha

 
18/09/2010 - 18h46

Televisão brasileira completa 60 anos; conheça sua história em livros

da Livraria da Folha

A televisão brasileira se torna neste sábado (18) uma senhora de 60 anos. No ano de 1950, em São Paulo, entrava no ar a TV Tupi, a primeira emissora de televisão brasileira.

reprodução
Atriz Marília Pêra e Ator Luís Gustavo na telenovela "Beto Rockfeller", da TV Tupi.
Atriz Marília Pêra e Ator Luís Gustavo na telenovela "Beto Rockfeller", da TV Tupi.

Na noite de estreia, apenas alguns privilegiados possuíam um aparelho em casa, o resto da população apertava-se em frente a vitrines de lojas para ver a revolução que iniciava. Sem modelo ou padrão, a programação era feita com base na programação norte-americana, programas adaptados do rádio e muita improvisação.

Um ano depois, a Tupi abriu uma filial no Rio de Janeiro, expandindo o hábito que se tornaria parte da cultura popular brasileira. Hoje, os aparelhos são eletrodomésticos comuns e passar o tempo vendo programas tornou-se um hábito.

Depois da Tupi, outras emissoras foram recebendo concessão e abrindo as portas. Algumas resistem até a atualidade, como a Rede Globo e a TV Gazeta.

As duas tiveram sua história registrada em livros. O canal paulista foi homenageado pela "Coleção Aplauso" com o volume "Av. Paulista 900: A História da TV Gazeta".

Por suas páginas passam a história do canal e da televisão, a modernização dos equipamentos, a descoberta de novos talentos -como Marcelo Tas e Cléber Machado--, além de programas que foram embrionados em seus estúdios e depois ganharam a fama.

A emissora carioca, e líder de audiência, dedicou um guia ao seu maior produto de exportação. As telenovelas e as minisséries que fizeram sucesso, geraram polêmica e estão registradas na memória da população são lembradas em "Guia Ilustrado TV Globo". Personagens inesquecíveis, tramas memoráveis, além de bastidores e curiosidades foram registrados.

Do mesmo canal surgiu o telejornal que possui mais telespectador. O Jornal Nacional representa a evolução do jornalismo na TV e teve um dos apresentadores mais lembrados. Por isso ele, Cid Moreira, intitulou seu livro de "Boa Noite", a frase que dizia a cada encerramento. Nele, o apresentador conta seus 27 anos de JN e o marco que o programa representou.

Esta senhora idosa possuiu muitos desafios pela frente. O perfil de seu público está mudando e a internet atrai cada vez mais pessoas. A era digital representa uma época de transformação para que a televisão possa alcançar o centenário. Newton Cannito debate exatamente o que irá permanecer, o que irá mudar analisa programas de grande sucesso em "A Televisão na Era Digital".

 
Voltar ao topo da página