Livraria da Folha

 
20/09/2010 - 11h22

Veja dicas de como utilizar o Twitter para melhorar seu negócio

da Livraria da Folha

Divulgação
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa

Entre as mídias sócias, o microblog Twitter é uma das que mais cresce em número de usuários e de ideias para aproveitar seu público. Hoje as empresas já sabem como lidar um pouco melhor com a ferramenta, mas ainda existe muita dúvida.

Quando começaram a aparecer os perfis corporativos a principal reclamação era o spam. As organizações não percebiam que poderiam ser "chatas" e divulgavam conteúdo irrelevante ou postavam muitas vezes ao dia.

Tara Hunt, autora de "O Poder das Redes Sociais", dedica espaço em seu livro especialmente para o microblog. Além de explicar o funcionamento da ferramenta, mostra qual a melhor forma de utilizá-la, seja para vender o produto, atrair seguidores ou ampliar o contato com o cliente.

Uma das vantagem do Twitter, como explica Hunt, é a possibilidade de enviar mensagens diretamente às pessoas. Isso faz com que elas se sintam importantes e cria confiança.

Veja abaixo algumas dicas de como agir com um perfil corporativo no Twitter.

*

- Partilhe reflexões pessoais sobre sua companhia, seu produto, seu serviço e sua marca. Quando você oferece seus pensamentos pessoais, se abre para conversações reais com clientes e cria confiança.

- Discuta eventos - tanto os seus quanto outros que seu público possa ter interesse. Ao fazer isso, você oferece um serviço para os seus seguidores que buscam eventos que interessem a eles e, se também lhe interessarem, isso possibilita que você encontre seus seguidores.

- Uma das Conveniências de ter uma conversação em público é responder aos comentários de alguém usando seu seu-nome-no-twitter no começo da mensagem. Por exemplo, Tony Zappos poderia dizer para mim, "missrogue eu achei aquele episódio do Mad Men o melhor". Isso indica que Tony está de fato seguindo o que eu digo e faz eu me sentir importante.

- outra conveniência do Twitter é utilizar respostas que podem ser enviadas de forma privada. Você faz isso usando "d seu-nome-no-twitter" no começo da mensagem. Então a JetBlue poderia me responder dizendo: "d missrogue, sinto muito que você esteja tendo um dia ruim. Eu também estou". Isso faz eu me sentir ainda mais importante para a companhia e cria elos mais profundos porque Morgan e a JetBlue gastaram um tempo de seu dia para me responderem de forma privada. Isso é útil para se comunicar com as pessoas quando o assunto é privado ou quando você quer demonstrar preocupação (por exemplo, quando alguém relata um acidente etc.).

- Mantenha novos posts de blogs no máximo um por dia e você poderá promover posts de outras pessoas que sejam do seu interesse.

- Anúncios - se for interessante, mande um tweet.

- OHs, sigla para overheads. Se alguém diz algo engraçado que possa ser divertido se repetido, digite: "OH: 'Repita a mensagem engraçada aqui'."Por exemplo, uma das minhas overheads favoritas foi: "OH: 'equipe de trabalha foi coberta por molho barbecue'."

- Ajude a espalhar diversão na internet por meio de piadas e práticas sociais. Com bastante frequência as pessoas postam links para vídeos e fotos divertidas para seus seguidores. Apenas porque você está enviando tweets da conta de uma corporação não significa que você não tenha senso de humor. Esses tweets são engraçados e mostram seu lado divertido. É uma mídia cheia de brincadeiras.

- Letras e citações - citações famosas são interessantes para seus seguidores. Apanhar boas citações de líderes empresariais pode combinar com a filosofia de sua companhia e dobrar seu bônus.

- Links para mídias que você criou - vídeos e podcasts, talvez entrevistas que tenham sido postadas on-line sobre você, e por aí vai.

- Grite - @seu-nome-no-twitter manda bem! Obrigado pelo ótimo link: http://insira-o-nome-do-link.com. Isso faz com que as pessoas se sintam ótimas também.

- Tweets que fazem as pessoas rir são fantásticos, mas tweets que as fazem pensar são ainda melhores.

*

O Poder das Redes Sociais
Autor: Tara Hunt
Editora: Gente
Páginas: 280
Quanto: R$ 54,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página