Livraria da Folha

 
22/09/2010 - 18h23

Atriz Denise Fraga considera "ignorância" o uso da palmada para educar

PAULA DUME
colaboração para a Livraria da Folha

Priscila Prade/Divulgação
Atriz Denise Fraga diz que chegar a dar uma palmada é um descontrole que não é bom
Atriz Denise Fraga diz que chegar a dar uma palmada é um descontrole que não é bom

Mãe de dois quase adolescentes --Nino, 12, e Pedro, 11--, a atriz Denise Fraga, 44, divide seu tempo entre atuar nos palcos e na televisão, e educar os filhos.

Questionada pela Livraria da Folha sobre a lei da palmada --proposta do governo de proibir castigos corporais a crianças--, a atriz defende que resolver impasses no tapa é o famoso partir para a ignorância.

"Na minha casa, tem uma lousa no quarto deles [Nino e Pedro] e por muito tempo ficou escrito 'Quem bate, perde a razão'. Você resolver a coisa na palmada é o famoso partir para a ignorância. Você chegar a dar uma palmada é um descontrole que não é bom."

Denise lançou recentemente "Travessuras de Mãe" (Editora Globo, 2010), no qual descreve as agruras e também doçuras que enfrenta diariamente para disciplinar seus filhos.

O volume reúne 72 crônicas, publicadas pela atriz na revista "Crescer". São textos que tratam do trocar de fraldas às peraltices que os meninos aprontavam quando pequenos, como morder.

"O Pedro mordia todo mundo quando era pequeno. E ele mordia de machucar. Uma vez, ele mordeu o Luiz [Villaça], meu marido, e saiu sangue. Era uma coisa que a gente ficava falando 'Meu Deus, como vou mudar isso?'. Um dia eu peguei o bracinho dele e dei uma dentada forte. Ele caiu no berreiro, não fiz por descontrole, mas pra mostrar pra ele como doía. Ele nunca mais mordeu", explica Denise.

Ao pensar que mordeu o braço do filho, Denise reconhece que, até hoje, sente um arrepio na nuca, mas pondera o ato. "Eu me lembro que foi uma coisa consciente minha pra ele entender o que estava acontecendo."

 
Voltar ao topo da página