Livraria da Folha

 
24/09/2010 - 14h15

Endividamento ainda não ameaça o país, diz Miriam Leitão

WILLIAM MAGALHÃES
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
A jornalista analisa e comenta os fatos da vida política e econômica
Livro reúne textos sobre economia, meio ambiente e feminismo

A alta taxa de endividamento da população brasileira pode quebrar o país com aconteceu com a crise do "subprime" nos EUA? Em entrevista à Livraria da Folha, a jornalista Miriam Leitão considera que, "por enquanto, não".

"A gente tem que monitorar isso com cuidado, porque o Brasil tem um dinheiro muito caro. Qualquer financiamento tem taxas muito mais altas do que em outros países. Ainda não vejo sinal de uma crise como nos Estados Unidos, mas é preciso que as famílias e as empresas se preparem para o limite do endividamento e não ir além do que é possível", discorre.

Miriam

Colunista do jornal "O Globo" há 19 anos, Miriam conversa com a Livraria da Folha sobre o lançamento de seu livro "Convém Sonhar" (Record), compilação de seus textos que marca essas quase duas décadas de atividade no jornalismo impresso.

O conjunto revela-se uma interessante análise sobre os fatos mais importantes da história recente do país, como o Plano Real, o mundo, como a eleição de Barack Obama.

Divulgação
Há 19 anos como colunista, Miriam Leitão analisa e opina sobre fatos da vida econômica do país
Há 19 anos como colunista, Miriam Leitão analisa e opina sobre fatos da vida econômica do país

Política econômica

Miriam opina também sobre uma das deficiências que enxerga no governo Lula: a falta de critérios e de entendimento no trabalho das agências regulatórias.

"Isso [existência de critérios] dá segurança ao investidor de que uma mudança de ministro não vai alterar a política."

A jornalista falou sobre o que considera um ponto crucial, que deveria estar na agenda dos presidenciáveis: o controle da moeda. "O próximo ou a próxima governante deve entender uma coisa: quando a inflação sobe, cai a popularidade. É preciso que ele ou ela que manter a estabilidade da moeda tem que ser parte de seu próprio projeto", opina.

Miriam 3

Miriam destaca que a obra versa sobre temas além da economia e que muitas vezes despertam comentários negativos em seus leitores. Nas páginas de "Convém Sonhar", há reportagens premiadas sobre preservação do meio ambiente e também questões raciais.

Miriam 2

"Quando falo sobre a questão racial do Brasil sempre provoco uma reação muito irada. Estou convencida que o Brasil tem um problema racial, precisa enfrentá-lo. Acho preferível a fazer de conta que não tem. A solução vem de olhá-lo de frente. Recebo, por exemplo, elogios do movimento negro, mas sou criticada por outras pessoas", conclui.

*

"Convém Sonhar"
Autor: Miriam Leitão
Editora: Record
Páginas: 504
Quanto: R$ 54,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página