Livraria da Folha

 
24/09/2010 - 17h03

Biografias, quadrinhos e ficção; saiba quais livros estão no Festival do Rio

da Livraria da Folha

A capital fluminense tornou-se a capital nacional do cinema. O Festival do Rio começou ontem (23) à noite e vai até 7 de outubro. O público pode assistir aos filmes a partir desta sexta-feira.

São mais de 300 filmes apresentados, inclusive em mostra competitiva de longas brasileiros, com representantes da América Latina e de todo o mundo. Entre eles, há ficção, documentário, curtas e temas especiais, como meio ambiente e GLS.

Algumas das obras apresentadas podem nunca chegar ao circuito comercial. Assim como outros grandes festivais, muito do que será exibido é baseado ou busca inspiração na literatura.

Veja abaixo alguns dos filmes presentes no Festival do Rio 2010 com uma página nos livros:

Divulgação
O escritor José Saramago (1922-2010) olha compenetrado para o computador durante jogo de paciência em cena de "José e Pilar"
Escritor José Saramago (1922-2010) olha compenetrado para o computador durante jogo de paciência em cena de "José e Pilar"

"Embargo", dirigido por Antonio Ferreira, adapta um conto de José Saramago (1922-2010) presente no livro "Objecto Quase". A história acompanha homem que abandona tudo para buscar o sucesso.

Com algumas cenas já exibidas na 21ª Bienal do Livro de São Paulo e na Flip, "José & Pilar" é um documentário que acompanha a rotina do casal Saramago e Pilar del Rio. As gravações ocorreram ao longo de três anos, período em que o escritor português finalizava "A Viagem do Elefante", seu último livro.

"Filho Terno: O Projeto Frankenstein", de Kornél Mundruczó, inspira-se no clássico do horror de Mary Shelley (1797-1851) para narrar como filho volta à família em busca de aceitação e acaba tornando-se um procurado por assassinato.

"A Solidão dos Números Primos" passou por outros festivais, adaptando a obra de Paolo Giordano. Alice e Mattia são os dois protagonistas marcados por tragédias pessoais. Os dois se conhecem na escola e são imediatamente atraídos um pelo outro. Tornando-se mais unidos com o passar do tempo, têm o seu crescimento acompanhado pela narrativa de Giordano, que trata das dores da juventude.

Aguardado por fãs e constantemente adiados estão "The Runaways: As Garotas do Rock" e "Scott Pilgrim Contra o Mundo". O primeiro é a cinebiografia da primeira banda de rock composta só por mulheres e causou polêmica ao mostrar a cena em que as protagonistas Kristen Stewart e Dakota Faning se beijam. Produzido por Joan Jett, líder e guitarrista do The Runaways, é baseado no livro "Neon Angel", escrito pela vocalista Cherie Currie, e não possuiu tradução.

Divulgação
Dakota Fanning (esq) e Kristen Stewart (dir) vivem as roqueiras Cherie Currie e Joan Jett em "The Runaways: As Garotas do Rock"
Dakota Fanning (esq) e Kristen Stewart (dir) vivem as roqueiras Cherie Currie e Joan Jett em "The Runaways: As Garotas do Rock"

O segundo é um caldeirão de referências pop que adapta o quadrinho homônimo de Brian O'Malley. Num misto de videogame e mangá, o personagem-título precisa enfrentar sete ex-namorados do mal para conquistar o direito de sair com Ramona Flowers.

"Avatar: Especial Edition" é o sucesso de James Cameron de volta com oito minutos a mais. O diretor coloca algumas cenas que ficaram de fora da versão final para agradar aos fãs que conquistou. Para este mesmo público escreveu "Avatar: Os Relatórios Confidenciais do Mundo de Pandora", um guia que fornece informações sobre a fauna e a flora de Pandora, além de um guia para entender os Na'Vi e sua cultura.

Julia Roberts vive a autora e protagonista de "Comer, Rezar, Amar". Após ter sua vida mudada radicalmente pelo divórcio, Elizabeth Gilbert deixa tudo para trás e parte em uma jornada de um ano em busca da felicidade que perdeu.

Um dos romances mais conhecidos de Oscar Wilde (1854-1900), "O Retrato de Dorian Gray" é adaptado pelo diretor inglês Oliver Parker. O jovem protagonista é obcecado por sua beleza e pede que lhe pintem um quadro. Quando pronto, declara que daria a alma para manter a aparência pintada. Com o passar do tempo, Dorian Gray não envelhece enquanto o quadro toma ares sombrios.

Yves Herman /Reuters
Período no qual os Rollings Stones entregaram-se às drogas, no sul da França, foi registrado no documentário "Exile on Main Street"
Período no qual os Rollings Stones entregaram-se às drogas, no sul da França, foi registrado no documentário "Exile on Main Street"

"Stones in Exile" documenta o período em que os Rolling Stones ficaram exilados no sul da França e entregaram-se às drogas e à loucura. Apesar do período tenso, a criatividade foi exercitada e deu origem ao álbum "Exile on Main Street".

A época foi retratada, também, no livro "Uma Temporada no Inferno com os Rolling Stones".

O gato mais preguiçoso dos quadrinhos ganha sua terceira versão cinematográfica com "Garfield 3D: Um Super Herói Animal". As tiras de Jim Davis são publicadas há anos em jornais de todo mundo e fizeram de Garfield querido de muitos. Mais de duas mil tiras foram reunidas em "Garfield: 2.582 Tiras"

"The Town", dirigido por Ben Afleck e recebeu o título de "Atração Perigosa", é estrelado por Afleck, Blake Lively (Gossip Girl) e Jon Hamm (Mad Man). Baseado no livro "Prince of Thieves", de Chuck Hogan, acompanha a história de quatro ladrões rivais e amigos que são perseguidos por um agente do FBI e uma mulher que pretende destruí-los.

Baseado nos diários do escritor Liev Tolstói (1828-1910) e das pessoas à sua volta, "A Última Estação", de Jay Parini, chega às telonas sob o comando do diretor Michael Hoffman. O autor decide seguir uma religião criada por ele mesmo e sua esposa entra em conflito com Tolstói e seu discípulo, quando estes decidem deixar a obra do russo e seus direitos para o povo.

Apresentado no Festival de Berlim deste ano, "The Killer Inside Me" adapta o romance "O Assassino em Mim", de Jim Thompson. Muitos de seus livros já foram adaptados por Hollywood, e este retrata um xerife querido por todos, inclusive criminosos, que esconde uma personalidade violenta.

Divulgação
Cena do filme infantil brasileiro "Eu e Meu Guarda-Chuva", presente no Festival do Rio 2010 e baseado em texto do titã Branco Mello
Cena do filme infantil brasileiro "Eu e Meu Guarda-Chuva", presente no Festival do Rio 2010 e baseado em texto do titã Branco Mello

Lançado oficialmente no Festival Internacional de Cinema Infantil, "Eu e Meu Guarda-Chuva" baseia-se no texto de Branco Mello, do Titãs. Eugênio vive aventuras com seu melhor amigo, um guarda-chuva mágico que ganhou do avô.

Novo filme de Wagner Moura, antes de "Tropa de Elite 2", "VIPs" conta a história do homem que enganou diversas pessoas fazendo-se passar por inúmeras identidades, inclusive como filho do dono da Gol. Os acontecimentos, reais e vividos por Marcelo do Nascimento, foram registrados no livro "VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano.

Escrito por Marcelo Rubens Paiva, "Malu de Bicicleta" (esgotado) conta como um empresário de São Paulo, mulherengo e fugitivo de compromissos, apaixona-se e envolve-se com a carioca Malu, após ela o atropelar da orla do Rio de Janeiro.

A programação completa do Festival do Rio, com datas, horários e salas de exibição, pode ser conferida no site do evento.

 
Voltar ao topo da página