Livraria da Folha

 
24/09/2010 - 20h24

Designer dá dicas de baixo custo para decorar e revitalizar a casa; leia entrevista

LUCIANE BRANDÃO
colaboração para a Livraria da Folha

Reprodução
Confira dicas imperdíveis para modificar a decoração de sua casa
Confira dicas imperdíveis para modificar a decoração de sua casa

O design e a decoração de interiores nunca estiveram tão em alta. As lojas e departamentos estão recheadas de objetos criativos.

O livro "Pequenas Mudanças, Grandes Transformações: Soluções Criativas para Decorar seu Lar e Gastar Pouco" é a prova de que mesmo com um orçamento limitado e com o uso de materiais alternativos é possível criar ambientes chiques.

A obra dá dicas infalíveis sobre como decorar ou até modificar a disposição dos móveis para conseguir um efeito estético moderno, acolhedor e surpreendente.

O designer de interiores e autor do livro Fábio Galezzo foi selecionado pelo mais importante prêmio do design internacional, o "Andrew Martin". 20 fotos do brasileiro integrarão o anuário da loja britânica de Londres.

A boa sinergia entre luxo e sustentabilidade foi um dos itens avaliados pelo júri, composto por personalidades como o chef escocês Gordon Ramsay, frequentador das altas rodas britânicas.

Bons exemplos de medidas simples são sugeridos no livro, como a pintura de uma parede com cores vibrantes, a colocação um espelho para aumentar a sensação de amplitude de um ambiente pequeno, ou um abajur com luz indireta, que pode trazer mais aconchego e conforto.

Em entrevista à Livraria da Folha, Fábio Galeazzo mostra como agregar luxo e sustentabilidade nos ambientes.

*

Livraria da Folha - Como decorar um ambiente gastando pouco?

Fábio Galeazzo - Ler o meu livro, que traz um monte de ideias simples, é uma boa indicação. Mas é importante organizar tudo, separar o que pode ser reaproveitado, doar o que não vai ser útil e se desfazer de coisas quebradas já é um bom começo. Pintar a sala e outros ambientes com cores vibrantes e fortes em alguns casos pode parecer muito ousado ou pesado, mas quando suavizada por móveis, objetos e quadros fica muito charmoso.

Livraria da Folha - É possível agregar luxo e sustentabilidade?

Galeazzo - Sim, sempre. Tenho um escritório que diariamente desenvolve trabalhos de luxo sustentável. Trabalhamos com madeira de manejo sustentável, tintas e vernizes a base de água, tecidos e palhas de mão de obra artesanal, tintas a base de terra, tudo isto trabalhado de forma contemporânea. Neste ano, meu projeto para Casa Cor, o "Terraço África", foi um exemplo desta sinergia entre materiais sustentáveis, sofisticados e rústicos. Uma das principais características do meu trabalho é a utilização de produtos que respeitam as normas da sustentabilidade e mostrar que é possível criar luxo sem ostentação através desta mescla de materiais.

Livraria da Folha - Fotos do seu trabalho integrarão o anuário da famosa loja britânica "Andrew Martin", de Londres. Você acredita que os brasileiros vêm ganhando espaço em outros países?

Galeazzo - Sim, o modo como o Brasil se comportou perante a crise mundial, e a escolha do nosso país como sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, fizeram com que o mundo voltasse os olhos para nós e prestasse atenção nas nossas atividades. Com isso, todos os segmentos ganharam mais notoriedade, incluindo a decoração. Por isso, ano após ano, estamos ganhando mais e mais espaço em todas as áreas de atuação.

Livraria da Folha - O que não pode faltar em uma boa decoração?

Galeazzo - Não pode faltar o que a pessoa pediu para o designer. É importante preservar e respeitar algumas características do local, inovar na utilização de alguns materiais e, claro, proporcionar conforto, sem sombra de dúvidas.

Livraria da Folha - As casas e apartamentos estão cada vez menores. Como decorar adequadamente espaços pequenos e dar amplitude ao local?

Galeazzo - Existem inúmeros "truques". Por exemplo, a remoção de paredes deixando os ambientes com múltiplas funções, deixando o local mais aberto sem aquela sequência de paredes que deixa o espaço bem quadradinho. Acho que o tamanho é apenas um dos fatores, o que mais importa é uma boa iluminação e circulação de ar. Recursos como utilização de espelhos, apesar de exaustivamente utilizados, ainda são os responsáveis pela ampliação de ambientes. Paredes com cores contrastantes sempre chamam a atenção e trazem estímulos aos moradores, além de mudar a cara do ambiente.

Livraria da Folha - Reformar os móveis é uma boa saída para quem está com o orçamento limitado?

Galeazzo - Reformar móveis não deve ser uma saída para os que estão com grana curta. Reformar móveis é um dos princípios da sustentabilidade que, quando associado ao consumo consciente, torna-se um grande trunfo na casa. Reformar móveis tem muito mais a ver com o nosso desejo interno de sermos co-responsáveis pela criação de algo único e exclusivo, que demonstre a nossa personalidade no ambiente.

Livraria da Folha - As grandes empresas estão investindo mais em sustentabilidade. A que se deve esse avanço?

Galeazzo - As empresas perceberam que passam a estimular e desenvolver auto expressão, ajudando as pessoas a dizerem quem elas são uma as outras, se tornando parte da vida do consumidor assim agregando um papel educacional. Por sua vez os consumidores ao adotarem a marca passam a exigir transparência, assim a sustentabilidade passa a ter papel fundamental não apenas na composição dos produtos mas no relacionamento com clientes e funcionários.

*

Marco Antonio
Fábio Galezzo foi selecionado pelo mais importante prêmio do design internacional, o "Andrew Martin"
Fábio Galezzo foi selecionado pelo mais importante prêmio do design internacional, o "Andrew Martin"

*

"Pequenas Mudanças, Grandes Transformações"
Autor: Fábio Galeazzo
Editora: Alaúde
Páginas: 64
Quanto: R$ 9,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página