Livraria da Folha

 
01/10/2010 - 08h19

No dia do saquê, prepare drinques com a bebida japonesa

da Livraria da Folha

Divulgação
Guia oferece tudo que um apreciador de saquê precisa saber
Guia oferece tudo que um apreciador de saquê precisa saber

No dia 1º de outubro termina a colheita do arroz utilizado como base para a tradicional bebida japonesa, o saquê. A partir de então, a produção da bebida pode iniciar, com a fermentação do grão. Por conta disso, é no início do mês o dia mundial do saquê.

Popular no Brasil com a vasta imigração japonesa e os restaurantes de comida típica, a bebida é constantemente associada ao consumo de sushis, sashimis e outras iguarias. O guia "Saquê para Iniciantes & Iniciados" derruba essa ideia oferecendo receitas para apreciar o sabor.

Os autores abordam tudo relacionado ao consumo, compra e degustação. Tudo é minimamente detalhado, o preparo, a história, como pedir corretamente com os termos apropriados, os diferentes tipos, os utensílios próprios para servi-lo, entre outras curiosidades.

Como reconhecer a melhor bebida? Beber quente ou frio? Qual a maneira de armazenar? Por que as marcas refinadas não causam ressaca? São algumas perguntas respondidas.

Veja abaixo como preparar alguns drinques e apreciá-los da melhor forma. Kampai!*

*Palavra japonesa utilizada para brindar. Equivale ao nosso "Saúde!"

*

Bruno Miranda/Folhapress
Garrafa e copinho de cerâmica japonesa, a forma mais tradicional de se servir saquê
Garrafa e copinho de cerâmica japonesa, a forma mais tradicional de se servir saquê

Coquetéis de saquê

Puristas, recolham-se. O saquê é maravilhoso em coquetéis. Devido ao baixo teor alcoólico, se comparado ao gim, vodka ou rum, o saquê é, muitas vezes, a mistura perfeita.

Martini de Saquê

- Saquê seco com toque de vermute seco. Servido com azeitona no palito ou fatia de pepino.

Saquê Latte

- Misture 60ml de Nigori a 60ml de licor de café. Com gelo.

Saquê Frozen

- Congele uma garrafa de Genshu por pelo menos três horas e, depois, encha um copo com o conteúdo - saquê em flocos de gelo. Só funciona com essa variedade, que contém 20% de álcool.

Bloody Mary com Saquê

- Junte saquê seco com suco de tomate, pimenta Tabasco, molho inglês, suco de limão, sal e pimenta. Sirva sobre o gelo com um talo de aipo.

Cone de Chocolate

- Em um copo de Martini, umedeça a borda e passe no chocolate em pó (do mesmo jeito que se faz com o sal no copo de margarita). Coloque um Hershey Kiss (chocolate em forma de gota) invertido no copo. Em recipiente separado, misture 90ml de saquê Y Snow e uma dose de vodka. É só colocar no copo.

*

Saquê para Iniciantes & Iniciados
Autor: Grissith Frost, John Gauntner
Editora: JBC
Páginas: 128
Quanto: R$ 39,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página