Livraria da Folha

 
01/10/2010 - 22h22

Sucesso de vampiros teens gera sátiras como "Os Vampiros que Se Mordam"

da Livraria da Folha

"Os Vampiros que Se Mordam", que estreia nesta sexta-feira (1º) em todo o país, é uma sátira aos filmes da "Saga Crepúsculo" e outros sucessos do ano, como "Alice". Produzido pelos responsáveis por "Deu a Louca em Hollywood" (2007) e "Espartalhões" (2008), segue a linha das comédias besteirol.

Alvo de amor incondicional e ódio profundo, a "Saga Crepúsculo" trouxe os vampiros de volta aos holofotes. A última vez que uma onda de sugadores de sangue dominou o cinema e a literatura havia sido com os livros de Anne Rice e seu "Entrevista com o Vampiro".

Kimberley French/AP
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) vivem amor proibido que gerou febre
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) vivem amor proibido que gerou febre

Rice deu destaque ao lado romântico e sedutor dessas criaturas, mostrando conflito e tormento de quem teria que passar a eternidade alimentando-se de pessoas. Seus vampiros sentiam demais a dor de suas vítimas e a própria solidão.

Stephenie Meyer levou esse ser atormentado ao extremo, com personagens que se preocupam com suas almas e preferem alimentar-se de animais a tirar vidas humanas. Edward Cullen é o príncipe encantado que nunca morre, que pode oferecer tudo que a garota desejar e está sempre pronto para salvá-la. Não é estranho que tantas fãs apaixonem-se por ele.

O sucesso, nos livros e nos filmes, desencadeou uma centena de romances voltados para o público adolescente ou jovem adulto. Os seres sombrios possuem, além dos problemas criados por Rice, o drama da eterna adolescência.

"Diários do Vampiro" e "True Blood" são duas séries best-seller que ganharam a televisão. O primeiro tornou-se um seriado produzido pelos mesmos que adaptaram "Gossip Girl" e foca a vida estudantil de uma garota presa ao amor de dois irmãos imortais. Já a outra, feita e exibida pela HBO, tem uma audiência mais adulta, com cenas de sexo explícito, violência e muito, muito sangue.

Outros livros teens com a mesma temática estão prestes a tomar o mesmo rumo. "Academia de Vampiros" já teve seus direitos de adaptação adquiridos e "House of Night" é pedido pelos fãs.

Com tantas histórias, talvez em número exagerado, "Os Vampiros que Se Mordam" deixa de brincar com esses derivados.

 
Voltar ao topo da página