da Livraria da Folha
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Claudia Matarazzo ensina regras básicas de etiqueta |
As regras de etiqueta são um ótimo recurso para abolirmos alguns deslizes em encontros formais. É imprescindível conhecermos o mínimo de formalidade, para evitarmos situações constrangedoras. Mas como aprender e se adequar a essas regras de sofisticação?
"Etiqueta sem Frescura" é um manual prático de consulta sobre comportamento à mesa em almoços de negócio, festas, coquetéis e jantares.
A jornalista e especialista em etiquetas e comportamento Claudia Matarazzo ensina regras para todas as ocasiões sociais ou profissionais que exigem desenvoltura e bom senso.
Segundo Matarazzo, espinafre, alface e outras verduras inteiras não devem ser cortadas. O correto é dobrá-las com a ajuda da faca e do garfo, a não ser que a salada já venha com as folhas rasgadas ou cortadas em tiras bem finas.
Leia trecho e não pague mico:
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Restaurantes
Fiquei conhecendo praticamente todos os restaurantes de São Paulo quando assinei, durante dois anos, uma coluna de gastronomia. Também sou uma tremenda gulosa, o que me torna habilitada para falar sobre esse assunto com o maior prazer. Se você acha que restaurante não se escolhe só pela comida, mas também pelo ambiente e pela freqüência, fatalmente vai acabar indo a algum restaurante da moda. Cuidado! Pode ser uma grande armadilha. Em geral, esses restaurantes significam filas, serviço lento e comida nem sempre tão boa. Pessoalmente, prefiro esperar uns três meses antes de ir a um restaurante recém-inaugurado. Se nesse prazo ele continuar bem falado, é porque realmente deve ser bom. Eu disse três meses? Talvez seis.
A escolha do melhor restaurante depende de sua expectativa. Grupos grandes se dão melhor em restaurantes mais descontraídos (existem cantinas de excelente qualidade aonde você pode ir tranqüilamente com a turma toda). Restaurantes mais elegantes pedem um pouco mais de discrição e são aconselháveis para grupos menores.
Mas, se você tiver espírito aventureiro, procure conhecer novos lugares em vez de ir sempre ao mesmo restaurante. Afinal, o mundo vai muito além do rodízio de carne ou pizza, e isso nem sempre sai tão caro quanto se pensa
Chegando ao restaurante
Pode reparar: a forma como uma pessoa entra num restaurante já diz tudo. Tem gente que já pára na porta, fazendo pose de Vitória de Samotrácia, esperando que os refletores se acendam e que todos aplaudam. Foram ali para serem vistas. Preciso dizer o quanto isso é ridículo? O homem deve entrar sempre na frente da mulher (como a etiqueta tradicional é machista, não?) para desbravar a fila e conversar com o maitre. Depois da espera (se houver), o casal se dirige calmamente para a mesa indicada, sem ficar olhando para os lados, como se estivesse procurando alguém.
Nos grupos maiores, a tendência é continuar a conversa que estavam tendo na rua. Na medida do possível, tentem formar um grupo discreto, evitando tumultuar o ambiente, para não atrapalhar quem já está comendo. Deixem para conversar quando todos já estiverem devidamente acomodados. Agora, se você nem liga para a comida e vai ao restaurante só para ser visto, faça sua melhor pose, porque, graças a Deus, peruagem ainda não é crime.
Quem é quem
Fazer pedidos para a pessoa errada no restaurante só causa confusão e atrasa o serviço. O restaurante tem alguns personagens básicos, que, em geral, são fáceis de reconhecer pela roupa que usam. Cada um desses personagens tem as suas funções específicas, e para não trocar um pelo outro basta prestar atenção a alguns detalhes.
Maitre d'hotel:é aquele que fica na entrada do restaurante, recebendo as pessoas. Ele as encaminha à mesa, sugere os pedidos, anota e depois passa para o garçom. Qualquer dúvida sobre os pratos e seus acompanhamentos deve ser tirada com ele. Em geral, omaitr e (como é mais conhecido) usasmoking.
Garçom: é o encarregado de servir os pratos, mas pode anotar pedidos mais simples, como água, sucos e a sobremesa. Usa, geralmente, um paletó diferente do trajado pelomaitre ou apenas um colete (e até mesmo camisa de mangas compridas, dependendo do grau de formalidade do restaurante). O garçom pode ser reconhecido pela gravata-borboleta, que em geral é preta.
Cumim: é o auxiliar do garçom. Em geral, o cliente não fala diretamente com ele (quem fala é o garçom). Ele se veste da mesma forma que o garçom, sendo diferenciado deste por usar uma gravata- borboleta branca. Eventualmente, podemos nos dirigir ao cumim para pedir cinzeiros, mais pão ou manteiga, um novo talher, se o nosso cair, esse tipo de detalhe.
Sommelier.figura cada vez mais rara, presente apenas nos restaurantes mais sofisticados. E para ele que nós pedimos o vinho. Aliás, se você encontrar um por aí, não se acanhe de pedir sua opinião. Ele é um especialista, e você só tem a aprender. Quando não há sommelier, o próprio maítre se encarrega de anotar o pedido de vinhos e, de vez em quando, até arriscar uma opinião
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"Etiqueta sem frescura"
Autora: Claudia Matarazzo
Editora: Melhoramentos
Páginas: 128
Quanto: R$ 24,80
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha