Livraria da Folha

 
05/10/2010 - 13h31

Oratória política ganha eleição, diz livro sobre técnicas de falar em público sem medo

ARIADNE ARAÚJO
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Livro dá dez lições para falar e convencer plateias
Especialista aponta dez lições para falar e convencer plateias

Na hora de falar em público, tremor, suor, gagueira, coração dispara. Pior, dá aquele famoso "branco". O discurso prontinho, na ponta da língua, puf!, sumiu. Em "Os Segredos da Oratória Política em 10 Lições" (Minelli), a especialista no assunto, Zenaide Carvalho, repassa alguns truques e técnicas que vão ajudar políticos e candidatos desse Brasil afora a conquistarem mais votos e terem desempenho melhor nas eleições.

Segundo ela, uma campanha vencedora precisa usar todos os recursos de marketing disponíveis no mercado. E a comunicação pessoal é um desses recursos. Por isso, nessa briga dura por votos, medo de falar em público não tem lugar. No entanto, candidato, candidata, saiba, você não está sozinho(a) nesse problema. Ela cita a pesquisa publicada pela revista "Você S/A", em 2004, onde, na lista dos medos dos brasileiros, falar em público ocupa o terceiro lugar.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A chave do segredo é fazer a mesma coisa que Zico fez no começo da carreira. O jogador, que ficava sempre até mais tarde tentando acertar chutes de bola parada, dizia: "quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". Para bom entendedor, isso significa treinar e treinar. Pois, tudo pode e deve ser aprendido. Técnicas para usar o microfone, melhorar a dicção e a postura vão dar a você uma dose extra de confiança. Mesmo porque, segundo outra pesquisa, 87% dos nossos medos nunca acontecem. Portanto, nada de sofrer à toa.

Deu o branco, e agora? Zenaide Carvalho diz, calma! Nesse caso, repita a última frase e, geralmente, o conteúdo volta à sua mente. Se não funciona, explique com outras palavras ou use o que ela chama "muletas psicológicas", por exemplo, "na verdade, o que eu queria dizer é..". Use-as, mas não abuse, "pois só usa muleta que não pode caminhar sozinho". Outra boa dica é levar anotações e até dar uma vista d'olhos, se for preciso.

Lembra daquele problema que todo mundo tem de não saber onde botar as mãos enquanto fala em público? O livro diz, categórico, nada de ficar girando a aliança, segurando no relógio, mãos nos bolsos ou na cintura, dedos no cinto, braços cruzados, estar os dedos e, isso você já sabe, de jeito nenhum gestos obscenos. Na hora de encarar uma plateia, os gestos são fundamentais e devem reforçar o que a sua boca diz. Há ainda exercícios para a voz e dicção, além de um destrava-língua.

Para saber como anda sua habilidade como orador, ela preparou, inclusive, um teste de 15 perguntas. Já o capítulo sobre participação em debates vai ajudar você a reduzir o nervosismo e se sair bem diante de perguntas difíceis, mesmo hostis. Mas, prepare-se, há muito dever de casa a fazer. Para levar a coisa a sério, em vez de filmes e novelas, use a televisão para ouvir, gravar e reouvir discursos de políticos experientes na TV Senado e TV Assembleia Legislativa. Pois, "você não pode somente ser bom. Você tem que mostrar que é bom".

*

"Os Segredos Da Oratória Política em 10 Lições"
Autora: Zenaide Carvalho
Editora: Minelli
Páginas: 190
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página