Livraria da Folha

 
06/10/2010 - 08h18

Faça como Bob Esponja e prepare delicioso hambúrguer de siri

da Livraria da Folha

Divulgação
Bob Esponja trabalha na chapa de lanchonete preparando hambúrguer de siri
Bob Esponja trabalha na chapa de lanchonete preparando hambúrguer de siri

Bob Esponja trabalha diariamente na chapa do Siri Cascudo, fazendo os melhores sanduíches do fundo do mar. O restaurante do Sr. Sirigueijo está sempre lotado daqueles que querem se deliciar com um autêntico hambúrguer de siri. Toda a concorrência deseja descobrir o segredo do molho que faz dele o melhor.

O livro "200 Receitas Gostosas de Pescados" não revela o segredo da lanchonete, mas ensina como fazer em casa seu próprio hambúrguer de siri. O volume faz parte da coleção "Culinária de Todas as Cores". Com mais de dez títulos, cada um é dedicado exclusivamente a um tema. Há receitas de massas, vegetarianas, sobremesas, entre outras.

Esse volume ensina desde a melhor forma de comprar até os tipos de peixe que podem ser substituídos nas receitas. A conservação, também importante, é explicada de acordo com o tipo de pescado.

Cada variedade tem sua preparação rapidamente discriminada. Cuidados especiais devem ser tomados com lulas, mariscos e mexilhões. Os temperos que melhor combinam com o sabor natural do fruto do mar estão exemplificados.

Os pratos podem atender às exigências de diferentes menus. São petiscos, sopas, massas, grelhados e outras formas de cozimento.

Veja como preparar um hambúrguer de siri:

*

Divulgação

Hambúrguer de siri

Rendimento:
4 porções

Preparo:
15 minutos

Cozimento:
20-30 minutos

Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 pimentões verdes picadinhos
- 2 dentes de alho amassados
- ½ maço de cebolinha picada
- 125 g de farinha de rosca
- 250 g de carne de siri
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 ovo batido
- óleo de girassol para fritar
- sal
- alface-americana para servir
- relish de tomate* para servir (opcional)

*(Molho de tomate agridoce com vinagre, mostarda, açúcar e canela)

Modo de Preparo
Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola e o pimentão em fogo brando por 5 minutos, ou até amolecerem. Junte o alho e a cebolinha e frite por mais 5 minutos. Transfira para uma tigela.

Misture a farinha de rosca, a carne de siri, o molho inglês, a pimenta-de-caiena, a salsa e o ovo batido e tempere com um pouco de sal. Mexa bem com uma colher de pau ou com as mãos, até obter uma mistura uniforme.

Separe em 4 partes iguais e molde 4 bolas. Achate-as formando hambúrgueres.

Aqueça um pouco de óleo de girassol numa frigideira grande. Frite os hambúrgueres (em 2 levas, se necessário) por 4-5 minutos de cada lado, até dourarem. Sirva sobre uma cama de alface, cobertos com relish de tomate, se desejar.

Variação:
Quesadillas de siri
Pincele um dos lados de 2 pães sírios com um pouco de óleo. Misture 250 g de carne de siri com 2 colheres (sopa) de maionese, tempere com sal e pimenta e junte 1 colher (sopa) de estragão. Misture bem. Espalhe sobre a superfície não untada dos pães. Pique 2 tomates e junte à mistura de siri. Cubra com a outra metade de pão. Pincele com um pouco de óleo. Aqueça uma frigideira seca em fogo alto e deixe as quesadillas por 1 minuto de cada lado, ou até dourarem. Corte em 6 pedaços e sirva com salada de rúcula.

*

"200 Receitas Gostosas de Pescados"
Autor: Gee Charman
Editora: Publifolha
Páginas: 240
Quanto: R$ 19,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página