Livraria da Folha

 
07/10/2010 - 13h11

Autor da série "Bat Pat" dá pistas sobre novos livros e revela desejo de visitar o Brasil

MARCELO JUCÁ
colaboração para a Livraria da Folha

divulgação
Aventuras do morcego falante são envoltas em mistérios e trapalhadas
Aventuras do morcego falante são envoltas em mistérios e trapalhadas

O morcego falante "Bat Pat" (Fundamento) está sempre em busca de novas aventuras ao lado de seus amigos Martim, Rebecca e Léo. Seja no cemitério, em um beco escuro ou no navio pirata, o alado da noite não foge de nenhum imprevisto -- apesar de ser um medroso assumido. O personagem é quase um detetive às avessas, mas no final, tudo acaba bem para a turma de investigadores.

Sucesso mundial, o voador roxo e orelhudo "Bat Pat" conquistou fãs inclusive no Brasil. E de olho na sua popularidade, a Livraria da Folha conversou com o autor italiano Roberto Pavanello para descobrir de onde veio a inspiração para criar o simpático personagem, e aproveitou o papo para saber quais são os seus próximos projetos. O que o autor pode adiantar é que as próximas aventuras contam com personagens novos e muita emoção.

Leia entrevista.

*

Livraria da Folha: Como foi que a série "Bat Pat" nasceu?
Roberto Pavanello: Podemos dizer que nasceu quase que por acaso, quando eu estava mexendo em um antigo texto de terror para crianças e o personagem era um morcego assustador. Então eu o modifiquei em um morcego fofo e simpáitco e adicionei um grupo de amigos muito leais. Deixá-lo como protagonista de divertidas histórias de aventuras fez o Bat Pat conquistar definitivamente os jovens leitores.

Divulgação
Autor nasceu em Milão, na Itália, é casado e possui três filhos
Autor nasceu em Milão, na Itália, é casado e possui três filhos

Livraria da Folha: Como foi que o público recebeu os livros da série?
RP: A julgar pelo sucesso que está sendo na Itália e em outros países como Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Turquia, China, Brasil, Argentina e outros países sul-americanos, eu diria ótimo.

Talvez o sucesso não fosse tão óbvio, dado que o personagem é um morcego e não propriamente um animal doméstico, mas se tratando de um tipo especial como o Bat Pat eu apostei que ele faria sucesso com crianças de todos os países. Atualmente eu chego a receber cartas de meio mundo, inclusive do Brasil, dos jovens comentando como gostam da obra e me perguntando quando vão sair os próximos exemplares.

Livraria da Folha: Quais são os seus próximos projetos?
RP: Espero alegrar todos os fãs da série Bat Pat, porque estou trabalhando em muitas novidades para os próximos meses. Eu não posso revelar tudo ainda, mas adianto que nosso herói estará envolvido em aventuras ainda mais espetaculares que o levarão a conhecer muitos cantos do planeta, além de novos membros da família Bat Pat entrarem na série, o que agradará muito as leitoras das obras. Você é curioso? Espere e você será recompensado.

Livraria da Folha: Já leu livros de autores brasileiros?
RP: Amo muito os autores latinos no geral. Dos que conheço, aprecio Jorge Amado e Paulo Coelho. Por interesse, li textos sobre os meninos de rua e também escritos do teólogo brasileiro Leonardo Boff. Não conheço, contudo, a literatura brasileira destinada às crianças. Uma lacuna imperdoável que pretendo preencher quando eu fizer uma viagem ao Brasil.

 
Voltar ao topo da página