Livraria da Folha

 
08/10/2010 - 17h18

Corujas órfãs enfrentam mal que tomou o mundo em "A Lenda dos Guardiões"

da Livraria da Folha

Kathryn Lasky sempre foi fascinada por corujas. Gastava horas pesquisando suas espécies, como se alimentam, estilos de voo, hábitos para formar ninhos, entre outros. A ideia era um dia escrever um livro sobre esses pássaros e seu comportamento; ilustrado com fotografias tiradas pelo marido, Christopher Knight.

A vida noturna das corujas e a dificuldade de encontrá-las fizeram com que o sonho de Kathryn fosse alterado. Ela decidiu utilizar todo o material de pesquisa para criar uma fantasia. Assim nasceu a coleção "A Lenda dos Guardiões", com 17 livros ao todo e mais de 4 milhões de exemplares exemplares vendidos.

Zack Snyder transformou os três primeiros - "A Captura", "A Jornada" e "O Resgate" - na animação 3D "A Lenda dos Guardiões", que estreia nesta sexta-feira (8) no Brasil. A produção é do mesmo estúdio responsável por "Happy Feet".

Divulgação

Uma espécie de "O Senhor dos Anéis" com animais, a história transporta o leitor para uma terra na qual as corujas falam e pensam. Os hábitos e "famílias" correspondem aos das aves reais, fruto da pesquisa da escritora.

A história começa quando o herói Soren cai do ninho com apenas três semanas de vida. No chão, é capturado e levado para a Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Um lugar tenebroso que faz dos filhotes escravos sem vontade própria.

Com a ajuda de outros prisioneiros escapa e parte em busca da Grande Árvore Ga'Hoole, moradia dos mais poderosos guerreiros. O lugar é uma grande lenda, e muitas corujas encontradas pelo grupo fugitivo em "A Jornada" tentam dissuadi-los da empreitada.

No terceiro volume, Soren e os outros personagens passam por treinamentos para se tornarem guardiões. Os lendários habitantes da árvore estão se preparando para enfrentar o grande mal que espreita em suas terras.

Assim como J.R.R. Tolkien (1892-1973), Lasky criou mapas, apresenta toda a árvore genealógica de suas aves e uma mitologia própria. Cada integrante do grupo de heróis possuiu uma característica dos grupos de peregrinos. Há o bravo líder, o vilão traidor, o fiel companheiro, os nobres e seus guardas.

 
Voltar ao topo da página