Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 10h10

Brasil é pioneiro ao criar "herói da maconha"; leia trecho de HQ

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação

O projeto de criar um controverso super-herói maconheiro, "Marijuanaman", do cantor Ziggy Marley, repercutiu por todo o mundo e escandalizou parte do público. O gibi, editado pela norte-americana Image Comics, está previsto para ser concluído em abril de 2011. No Brasil, no entanto, essa história não é novidade.

Divulgação
Livro reúne aventuras de herói malandro e politicamente incorreto
Livro reúne aventuras de herói malandro e politicamente incorreto
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O cartunista Arnaldo Branco é o criador de "As Aventuras do Capitão Presença", quadrinho sobre um herói com a mesma pré-disposição de fazer o uso ilegal da planta. O controvertido trabalho ganhou livro em 2006, publicado pela Conrad.

O super tupiniquim tem a ginga do malandro carioca, gosta de festa e não aprecia quando a confusão é demais, prefere não se meter. Vive rindo de coisas à toa e fica desestabilizado quando vê uma mulher bonita.

A intenção de Branco é satirizar de forma espirituosa e politicamente incorreta os super-heróis tradicionais e fazer humor com os hábitos dos usuários da droga, que é ilícita no país.

Em uma das tiras, o autor homenageia os personagens Bode Francisco Orelana, a Graúna e o sertanejo Zeferino, criados pelo cartunista Henfil (1944-1988). Confira abaixo.

Algumas das histórias do livro --voltado apenas para adultos-- saíram originalmente na revista independente "Tarja Preta", outras foram produzidas especialmente para a publicação.

O autor lançou recentemente a coletânea "Mundinho Animal", com tiras da série homônima que critica --com ironia e humor ácido-- o mundo da arte.

Leia trecho de "As Aventuras do Capitão Presença".

*

Divulgação

*

Divulgação

*

Divulgação

*

Divulgação

*

"As Aventuras do Capitão Presença"
Autores: Arnaldo Branco
Editora: Conrad
Páginas: 144
Quanto: R$ 25 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página