Livraria da Folha

 
10/10/2010 - 08h55

Aproveite a preguiça do domingo e faça panquecas para o brunch

da Livraria da Folha

Domingo é um dia reservado para atividades específicas. Frequentar algum culto religioso, almoçar com a mãe, fazer macarrão, passear no parque, ir ao estádio. Tudo depende de sua cultura, estilo de vida, estado civil ou gosto pessoal, mas, para a grande maioria, é principalmente o dia de dormir até mais tarde.

Reprodução
Livro traz diversas opções de pratos simples e apetitosos
Livro traz diversas opções de pratos simples e apetitosos

Depois de uma semana inteira acordando cedo para trabalhar ou estudar, é neste dia que se aproveita para descansar. O café da manhã acaba saindo próximo ao almoço, o qual muitas vezes acontecerá num restaurante. Assim, é o dia ideal para preparar um brunch, uma refeição reforçada, com direito a pães, bolos, frutos, sucos, panquecas e outras delícias.

Como é um dia de preguiça, também não é preciso fazer pratos complicados. O livro "200 Receitas Fáceis de Fazer", da Publifolha, é ideal para momentos como esse ou para quem está começando a conhecer a cozinha agora. Recém-casados, solteiros que acabaram de sair da casa dos pais ou estudantes de repúblicas podem fugir do miojo e de qualquer comida instantânea.

Além das receitas, divididas de acordo com o tipo de refeição, há dicas de como comprar os ingredientes e armazená-los. O que fazer com as sobras e reaproveitar no dia seguinte o que não comeu. Os utensílios e nomes utilizados também recebem atenção especial.

Do capítulo "Cafés da Manhã e Brunches", veja abaixo a receita de panquecas com melado e bacon:

*

Panquecas com melado e bacon

Divulgação

Rendimento:
4 porções

Preparo:
5 minutos

Cozimento:
15 minutos

Ingredientes:
-300 g de farinha
- 2½ colheres (chá) de fermento
- ½ colher (chá) de sal
- 1 ovo levemente batido
- 425 ml de leite
- 25 g de manteiga em temperatura ambiente
- óleo para untar
- 8 fatias de bacon melado para servir

Modo de Preparo
Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Faça um buraco no centro e incorpore aos poucos o ovo e o leite. Continue a misturar até a massa ficar macia. Acrescente a manteiga.

Aqueça uma frigideira de fundo grosso, unte levemente com óleo e despeje cerca de 100 ml da massa de panqueca. Frite em fogo médio por 1-2 minutos, até começarem a aparecer bolhas na superfície. Vire a panqueca cuidadosamente e frite por mais 1-2 minutos, até dourar. Retire da frigideira e mantenha quente em forno preaquecido a 150ºC enquanto prepara as outras panquecas, 8 no total.

Enquanto isso, frite o bacon por 2 minutos de cada lado, até dourar.

Sirva as panquecas cobertas com o bacon e um filete de melado.

Variação:
Panquecas com frutas vermelhas

Prepare a massa e frite as panquecas como indicado acima. Enquanto isso, misture 250 g de frutas vermelhas com 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro em uma panela e aqueça em fogo baixo por 2-3 minutos, até ficarem macias. Sirva as panquecas cobertas com a calda de frutas vermelhas e um pouco de iogurte natural.

*

"200 Receitas Fáceis de Fazer"
Autor: Louise Pickford
Editora: Publifolha
Páginas: 240
Quanto: 19,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página