Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 13h03

Felino manhoso inspira livro infantil de Ferreira Gullar

da Livraria da Folha

Reprodução
Gatuno de muita personalidade inspira histórias para seu dono
Gatuno de muita personalidade inspira histórias para seu dono

O agraciado poeta Ferreira Gullar, 80, é um apaixonado por letras e gatos. Tanto que para expressar seu amor, escreveu "O Gato que Virou História". Na obra o leitor é apresentado ao Vô Zeca, que tinha um gato chamado Gatito.

Os dois eram muito afetuosos um para com o outro. E o senhor, encantado com as malandrices do bichano, resolveu anotar todas suas particularidades diárias. Quieto no seu canto, Vô Zeca observava a curiosidade do felino com as visitas. Quando não ia com a cara, começava a rosnar. Mas se fosse uma gatinha que lhe abanasse o rabo, logo a levava para o quartinho onde dormia.

Só que Gatito, apesar de ser um gato, era muito fiel ao seu dono. Adorava cochilar na poltrona com ele, e somente o deixava de lado quando o cheiro de sardinha invadia suas narinas. Depois da refeição, porém, logo retornava para seu aconchego.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

De tanto anotar as aventuras do felino, Vô Zeca pensou em escrever um livro, e o neto Estevão, que gostava muito desenhar, talvez gostasse da ideia de ilustrá-lo.

"O Gato que Virou História" pode ser entendido como um autorretrato, uma meia verdade, ou uma narrativa onde as palavras fizeram elas próprias o caminho que bem entenderam. A única transparência no texto é o amor de um dono pelo seu bichano.

Ferreira Gullar também tratou do tema felino em "Um Gato Chamado Gatinho".

*

"O Gato que Virou História"
Autor: Ferreira Gullar
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 24
Quanto: R$ 16,12
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página