Livraria da Folha

 
09/10/2010 - 21h13

Joe Sacco volta às áreas de conflito em "Notas Sobre Gaza"

da Livraria da Folha

Reprodução
Novo livro de Joe Sacco narra massacres esquecidos pela história
Novo livro de Joe Sacco narra massacres esquecidos pela história

Como jornalista, Joe Sacco consegue enxergar além da visão da imprensa comum, mergulhando fundo na essência dos personagens envolvidos em cada história. Apesar de quadrinista, seu foco mora em episódios reais, na maioria das vezes cruéis. Ele explora e expõe um dos temas mais polêmicos do mundo: a eterna guerra travada no Oriente Médio. Tudo isso, junto aos seus traços geniais, o tornaram referência no gênero, além de render-lhe inúmeros prêmios.

Em seu novo trabalho, Sacco volta às áreas de conflito para realizar o que define como seu projeto mais ambicioso. "Notas Sobre Gaza" (Companhia das Letras, 2010) resgata dois episódios ocorridos há quase 50 anos. O livro retrata como centenas de civis palestinos foram mortos pelo exército israelense em Khan Younis e Rafah, na faixa de Gaza, em novembro de 1956. Os massacres foram detalhados pelo autor com desenhos realistas e depoimentos de sobreviventes.

A simpatia pela causa palestina está presente em toda a obra do quadrinista. Em entrevistas, ele costuma afirmar que esse é o lado mais carente de informações por parte, principalmente, dos norte-americanos. Isso ficou explícito em "Palestina: Uma Nação Ocupada" (Conrad, 2000). Publicado originalmente em 1993 nos Estados Unidos, o livro foi escrito e ilustrado a partir de dados colhidos pelo autor durante os meses em que passou na região. Para mostrar ao resto do mundo a versão árabe das desavenças que remontam aos tempos bíblicos, Sacco conversou com civis nas ruas, em hospitais, nas escolas e em casas de refugiados.

Reprodução
Misturando jornalismo e HQ, o quadrinista Joe Sacco conta a história dos eternos conflitos no Oriente Médio
Misturando jornalismo e HQ, o quadrinista Joe Sacco conta a história dos eternos conflitos no Oriente Médio

Em junho de 2000, o quadrinista lançou "Área de Segurança: Gorazde" (Conrad, 2001). Na obra, o autor faz um retrato fiel da realidade das violentas áreas de segurança criadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Guerra da Bósnia nos territórios onde as forças sérvias atacavam a população muçulmana.

Depois, em 2003, ele inova em "Uma História de Sarajevo" (Conrad, 2005), usando um único personagem como fio condutor para traçar um panorama da cidade destruída pela guerra.

Já a coletânea "Derrotista" (Conrad, 2006) é perfeita para conhecer a obra de Sacco no cenário dos quadrinhos underground, antes dele enveredar pelos caminhos dos conflitos. O livro traz algumas das histórias produzidas e editadas entre 1988 e 1992, além de seus primeiros trabalhos sobre guerras.

 
Voltar ao topo da página