Livraria da Folha

 
14/10/2010 - 16h24

Romance espírita conta história de mulher bonita que se recusa a reencarnar como homem

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Romance espírita condena usa do beleza para seduzir e explorar
Romance espírita condena usa do beleza para seduzir e explorar

Ditado pelo espírito do escritor francês Honoré de Balzac (1797-1850), esta é a história de uma bela mulher que desencarnou tragicamente e agora tenta compreender por que o mundo espiritual lhe pede que volte à terra sem seus valiosos encantos femininos do passado. Psicografado pelo médium Waldo Vieira e publicado originalmente com o nome de "Cristo Espera por ti", o livro ganhou cara nova em versão atualizada, sem adereços literários e com linguagem mais acessível ao público em geral.

Na versão assinada por Afonso Moreira Júnior, o romance espírita de Balzac recebeu o título de "Alma de Mulher em Corpo de Homem" (Butterfly). No prefácio, o autor lembra que o romance é um dos gêneros literários que melhor se afirmou como meio de divulgação da doutrina espírita. Segundo ele, os escritores que se manifestam por via mediúnica, continuando no mundo espiritual o ofício que tinham quando encarnados, mantém-se fiel ao estilo que utilizavam na Terra. Para ele, isso é bem claro no caso de Balzac.

Para lembrar à jovem Carlota os erros cometidos na vida anterior e fazê-la aceitar sua nova missão na Terra, agora no corpo de um homem, um benfeitor espiritual permite que a moça vislumbre o passado. A ideia é fazê-la perceber como ela, ao trabalhar como vidente, fez mal ao usar a mediunidade a seu favor e a beleza para seduzir aqueles a quem desejava explorar. Mas, para ela, isso era uma condenação dura demais. Mesmo, antagônica à sua personalidade. "Homem? Nunca!", respondeu Carlota ao benfeitor.

A história do romance é a visão do passado que se descortina para Carlota. Duas vezes sucessivas na pele de uma linda mulher, ela se deixou levar pela força de seus dotes físicos para conquistar quem lhe aprouvesse, conseguir deles dinheiro e conforto e vingar-se de seus desafetos. Assim, inspirada por espíritos obsessores, ela foi longe demais: por ambição, chantageou e quase enlouqueceu o pai e seduziu o irmão. Agora, precisava voltar como homem e fazer as coisas direito para liquidar os pesados débitos que contraiu.

O médium mineiro Waldo Vieira, além do romance do célebre Balzac, psicografou em parceria com Chico Xavier parte da obra do espírito André Luiz. Amigos, os dois médiuns recebiam, em cidades diferentes, capítulos inteiros de um mesmo livro que, reunidos formariam a obra completa. O livro "Evolução em Dois Mundos foi Escrito assim". Waldo, que além de médium é também médico, dedica-se atualmente aos estudos da experiência fora do corpo ou projeção da consciência.

*

"Alma de Mulher em Corpo de Homem"
Autor: Afonso Moreira Junior
Editora: Butterfly
Páginas: 248
Quanto: R$ 25,93 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página