Livraria da Folha

 
17/10/2010 - 21h22

Dos grãos, água e levedura nasce o uísque; descubra segredos

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra revela segredos do preparo e dicas de como apreciar o uísque
Obra revela segredos do preparo e dicas de como apreciar o uísque

O uísque ganha cada vez mais apreciadores no Brasil. Blended ou single malt, no bar com os amigos ou em casa após o trabalho, a bebida, assim como o vinho, não é para ser ingerida para matar a sede, mas sim para ser apreciada. Especialistas e admiradores, inclusive, consideram a degustação uma "forma de arte".

Em "O Livro do Whisky", o curioso leitor descobre o motivo pelo qual a bebida ostenta tamanho título de nobreza. Até chegar ao resultado final, o destilado atravessa um rigoroso processo de feitura e exige atenção dos profissionais para garantir a qualidade dos sabores. O interessante é que a bebida é feita a partir de ingredientes extremamente simples, como água, grãos e levedura, e mesmo assim, pode-se encontrar uma variedade considerável de sabores entre uma marca e outra.

Charles McLean, organizador do livro, explica como as variações de sabores ocorrem. "A resposta está em todas as variações no processo de fabricação: no(s) grão(s) usado(s), na forma como a cevada é maltada, no formato dos alambiques, no ângulo dos tubos que ligam o topo do alambique ao condensador, no tempo de maturação e nos tipos de barril utilizados". Com este depoimento, fica mais fácil de compreender a razão do uísque escocês ser saboroso, e mesmo que o produzido no Japão, por exemplo, seja feito com maestria, os grãos são diferentes e o clima da região influencia diretamente neste sentido.

A obra ainda oferece uma divisão de verbetes das regiões produtoras, especificações sobre fabricação, avaliações de grandes especialistas e dicas de como escolher, conservar e servir o melhor uísque.

*

"O Livro do Whisky"
Autor: Charles McLean
Editora: Globo
Páginas: 352
Quanto: R$ 76,42 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página