Livraria da Folha

 
17/10/2010 - 22h13

"Contos Macabros" resgata faceta obscura e sinistra de escritores brasileiros

da Livraria da Folha

Nem só de cortiços, heróis do avesso ou amores não esclarecidos vive a literatura brasileira. O livro "Contos Macabros" reúne 13 histórias sinistras escritas por grandes nomes de nossas letras.

Divulgação
Leitura sombria reúne 13 contos de renomados escritores brasileiros
Leitura sombria reúne 13 contos de renomados escritores brasileiros

Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Lima Barreto são alguns dos principais autores que assinam os textos organizados por Lainister de Oliveira Esteves.

Com a proposta de revelar uma face ainda não muito explorada dos escritores, Esteves explica que "são histórias em tons sombrios que exploram situações macabras, presentes tanto em episódios banhados a sangue como naqueles cuja tônica é o terror sutil".

O organizador chama a atenção para o fato de que algumas das histórias apareceram primeiramente em jornais de grande circulação e folhetins destinados ao público popular, o que "nos permite concluir que havia um grande interesse dos leitores por histórias fantásticas e escabrosas e que esse tipo de literatura era muito mais comum do que se poderia imaginar em um primeiro momento", escreve.

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Mas Esteves explica que, nem por isso, a literatura produzida no século 19 e nas primeiras décadas do século 20 possuía uma produção sistemática da "literatura de terror", um fenômeno crescente e mais propriamente ligado à segunda metade do século 20.

Contudo, "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo -- talvez o grande representante "sombrio" desta época--, contos de Machado de Assis e narrativas de Aluísio Azevedo demonstram que mesmo em temas não tão frequentes, os autores desfilaram imaginação e sangue frio para tratar de assuntos sinistros com naturalidade e qualidade inegável.

Leia trecho do conto "O Defunto", de Thomaz Lopes.

*

Quando ele despertou, deitado ao comprido num estreito caixão negro e dourado, tinhas as mãos postas numa derradeira prece. Lançou vagamente os olhos em torno, e em torno tudo era silêncio e treva. Procurou levar as mãos aos olhos, mas sentiu as mãos presas, sem movimento; e pareceu-lhe então que estava morto.

Como é pesado o ar que respira! Como é profunda a escuridão que o encerra! E onde está? No seu quarto? No seu leito? Que estranha cama, estreita e dura! E por que dorme calçado? E que vestes tão solenes! Terá vindo ébrio de alguma festa? E as mãos amarradas! E que falta de ar! Ah! Que dolorosa e lenta agonia.

De novo distendeu os braços; mas a fita que os unia partiu-se, e as mãos geladas bateram de encontro ás tábuas. Passou os frios dedos pelo rosto e retirou-os espantando, sentindo a face morta como a de um cadáver. Veio-lhe à memória uma vaga lembrança de moléstia e de perda de sentidos. E sentiu sobre si uma tampa, uma tampa de caixão, de caixão de defunto!

*

"Contos Macabros"
Autor: Lainister de Oliveira Esteves (Organizador)
Editora: Escrita Fina
Páginas: 256
Quanto: R$ 27,2 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página