Livraria da Folha

 
19/10/2010 - 13h17

Saiba como fazer apresentações em italiano sem constrangimento

da Livraria da Folha

Divulgação
Italianos tendem a colocar a família como ponto central de suas vidas
Italianos tendem a colocar a família como ponto central de suas vidas

Por ser uma língua latina, o italiano é muito familiar aos ouvidos de quem fala português. Assim como o espanhol, há diversas palavras que soam da mesma forma nos dois idiomas. Isso pode criar uma "pegadinha" e fazer com quem esteja aprendendo fale um "italiano macarrônico".

Se não quiser ser confundido com um personagem da novela das oito, o volume "Italiano" da coleção da BBC "Aprenda a Falar" é ideal. Planejado para quem não teve contato com a língua, parte do mais básico do idioma para ensinar os primeiros passos.

Pode ser utilizado por quem deseja passar as férias, precisa ter uma breve conversa ou se preparar para um curso mais aprofundado. Acompanhado por dois CDs de áudio, treina pronúncia, significado e gramática.

Cada novo tópico recebe uma introdução e situação dentro da cultura local. Diálogos e variações são treinados. Ao final de um certo número de unidades, testes avaliam o quanto foi apreendido e ajuda a revisar o que já foi visto.

Aprenda a fazer apresentações em italiano:

*

In Italia...

... os grupos familiares têm ficado cada vez menores, mas la famiglia ainda é o ponto central na vida de muitos italianos. Não se surpreenda ao ser perguntado sobre questões pessoais e sobre sua família - e não se sinta constrangido de perguntar.

O carinho dos italianos pelos bambini (as crianças) é famoso, e elas são bem-vindas em praticamente qualquer lugar. Você não precisa pedir tratamento especial em restaurantes, uma vez que as crianças costumam comer com os pais, às vezes tarde da noite.

Apresentar amigos...

Questo è... - Este é...
Questa è... - Esta é...

... e familiares

Ha fi gli?/Ha bambini? - Você tem filhos?
Ho... - Tenho...
... un fi glio -... um filho
... una fi glia -... uma filha
Non ho fi gli - Não tenho filhos

In italiano...

... uno (um) muda para un antes de um substantivo masculino e para una antes de um feminino; una é abreviado para un' antes de uma vogal (un'amica, uma amiga).

*

Aprenda a Falar Italiano
Autor: Alwena Lamping
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 42,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página