Livraria da Folha

 
21/10/2010 - 14h14

Entenda o que são as mídias sociais e qual o impacto de seu conteúdo

da Livraria da Folha

Recentemente, as mídias sociais são pauta constante. Mas afinal o que são redes sociais? Twitter, Facebook, Orkut e Flickr podem parecer palavrões a quem está desacostumado à web 2.0.

Divulgação
Livro explica o impacto das mídias sociais na imagem das empresas
Livro explica o impacto das mídias sociais na imagem das empresas

A principal característica destes sites é a possibilidade de comunicar-se com diferentes pessoas. Compartilham-se informações com amigos e desconhecidos, fazendo sua voz ser ouvida em diferentes lugares.

Recentemente descoberto, o potencial delas para trazer feedback de público e clientes começa a ser explorado pelas grandes empresas. Os consumidores mesmo desejam pular intermediários e chegar diretamente à marca.

A atuação nestas mídias pode ser positiva ou negativa. Tudo depende da postura e da forma de utilizá-las. Para ajudar a entender e tirar o melhor delas, a coleção "Sucesso Profissional", da Publifolha, dedica o volume "Revolução Digital".

Com ele é possível aprender a trabalhar vendas on-line, como utilizar os recursos digitais da melhor forma, colocar a empresa na web, otimizar sites, entre outros.

Veja abaixo o que são as mídias sociais e o impacto delas na sociedade.

*

Mídia social

O maior impacto que a revolução digital teve na sociedade foi a abertura da comunicação pessoal entre as massas ao redor do mundo. As mídias sociais asseguram que a esfera de interação de um indivíduo não esteja mais limitada a uns poucos amigos e conhecidos.

O que são mídias sociais
Embora o acesso à mídia contemporânea - jornais, TV e rádio - ainda seja restringido por seus proprietários, a internet proporcionou uma plataforma para vozes individuais serem ouvidas. Essa saída, a mídia social, vem em muitas formas. O termo não se refere só aos meios de comunicação atuais, mas sobretudo ao seu conteúdo - tudo o que está disponível para qualquer um ler, contribuir e se envolver.

O outro aspecto fundamental das redes sociais é que elas são um meio de conversação de "muitos para muitos", com uma relação complexa entre o público e o remetente.

Redes de relacionamento
Permitem a conexão com outras pessoas em sites de relacionamento. Diversas aplicações nesses sites tornam a experiência mais interessante.

Impacto amplo
Os cidadãos da sociedade digital confiam mais uns nos outros do que nas mensagens de marketing das empresas - o que levou analistas a sugerir que, na era digital, as organizações não têm controle total de seu marketing. No entanto, enquanto a ausência de controle dá crédito à mídia social, a falta de controle editorial significa que a qualidade e a precisão possam ser comprometidas em relação ao conteúdo produzido profissionalmente.

Tipos de mídia social

SOCIAL BOOKMARKING
Você pode compartilhar suas páginas favoritas através de sites que permitem que você guarde-as e salve-as. Por exemplo: Digg e Del.icio.ous.

BLOGS E MICROBLOGS
Você pode compartilhar suas fotos e vídeos em sites que permitem fazer o upload de graça. A visualização pode ser limitada a amigos e familiares. Por exemplo: Wordpress, Blogger e Twitter.

REDES SOCIAIS
Você compartilha conteúdo, fotos, vídeos e interesses através de redes de relacionamento. Por exemplo: Orkut, Facebook, YouTube e Flickr.

*

Revolução Digital
Autor: Alan Charlesworth
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página