Livraria da Folha

 
21/10/2010 - 13h19

Menino Lula não sabia vender nem tapioca, mas virou presidente popular

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Livro narra a difícil infância do presidente Lula
Livro narra a difícil infância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Tinha tudo para dar errado: a timidez, a origem humilde, pai ausente e severo. Mas acabou dando certo. De menino pobre nascido no sertão nordestino, Luiz Inácio Lula da Silva deixa a Presidência da República, no dia 1º de janeiro de 2011, como um dos mais populares presidentes do Brasil. Ele completa 65 anos no dia 27.

Tímido, o menino Lula não conseguia sequer vender laranja, amendoim e tapioca nas ruas com o irmão Ziza. "Você tem que gritar, oferecer as mercadorias", dizia Ziza ao irmão. Lula tentava, mas a voz ficava presa na garganta. Aquilo era uma agonia, não conseguia vencer a timidez. "Posso não, Ziza", desculpava-se.

Ziza insistia e gritava para as pessoas: "Olha a laranja, o amendoim, tapioca!". E procurava incentivar Lula: "Tá vendo? É só gritar que aparece gente pra comprar". Mas não tinha jeito. Lula se enfezava: "Tá bom, mas eu não grito".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Essa é uma das várias histórias curiosas sobre a infância do presidente contadas no livro "O Menino Lula - História do Pequeno Retirante que chegou à Presidência da República", do jornalista Audálio Dantas.

Nele, o autor traz relatos informados pelo próprio Lula sobre a infância pobre. Audálio Dantas escreveu o livro depois de uma longa conversa, em julho deste ano, com o presidente.

Parte dessa história o autor já conhecia, seja porque ele e Lula tenham participado de lutas sindicais e políticas contra a ditadura militar, nos anos de 1970 e 1980, ou pelo fato de Audálio também ter migrado, ainda menino, do sertão nordestino, e depois, como repórter, conhecido de perto os problemas que afetam a região.

"O Menino Lula"
Autor: Audálio Dantas
Editora: Ediouro
Páginas: 120
Quanto: R$ 17,99 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página