Livraria da Folha

 
25/10/2010 - 08h09

Biógrafo dos Beatles revela segredo da massa do tradicional suflê francês

da Livraria da Folha

Divulgação
Bob Spitz revela seu aprendizado em escolas de culinária europeias
Bob Spitz revela seu aprendizado em escolas de culinária europeias

Bob Spitz levou oito anos para escrever a biografia dos Beatles. Depois deste período, sua vida mudou completamente. Ele não precisava mais gastar horas pesquisando e produzindo textos, seu casamento estava acabado e o divórcio havia sido desgastante, e sua única constante eram os jantares que oferecia aos amigos.

Em sua própria versão de "Comer Rezar Amar", Spitz abandonou tudo e foi para a Europa. Especificamente para França e Itália. O roteiro abrangia todas as grandes escolas de culinária dos dois países. O escritor queria aprimorar a técnica de sua paixão, cozinhar.

Nesta jornada conheceu chefs estrelados, visitou cozinhas de restaurantes famosos, preparou os mais variados pratos. O resultado foi outro livro, "Aprendiz de Cozinheiro", no qual ele conta como viu-se sozinho e com a vida virada do avesso, além das experiências na Europa.

Alguns dos pratos são apresentados com suas respectivas receitas. Quando Spitz o faz, conta o contexto de preparo e as modificações que fez, algumas delas horrorizando seus professores.

Uma delas, um suflê, causou pânico. Ele descreve a técnica como uma ciência delicada e sutil, o que o fez acreditar não ser capaz de conseguir. Depois, descobriu que a base é a mesma para todas as receitas, e ela é simples e fácil de fazer. Basta inventar os recheios com frutas, chocolates e compotas.

Veja a seguir a receita:

*

Base para suflê doce

Karime Xavier/Folhapress
Com receita base da massa, pode-se criar os mais diferentes recheios
Com receita base da massa, pode-se criar os mais diferentes recheios

Ingredientes
- 4 colheres de sopa de açúcar
- ¾ de xícara de leite
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- ¼ de colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo
Misture duas colheres de sopa de açúcar em ½ xícara de leite, levando à fervura numa panela média.

Misture as duas outras colheres de açúcar e a farinha numa tigela média. Adicione o restante do ¼ de leite. Pouco a pouco adicione o leite fervendo e devolva a mistura para a panela. Cozinhe em fogo médio até ferver. Prossiga com a fervura por um minuto e meio, mexendo sempre à medida que engrossa, e retire a panela do fogo.

Em seguida passe a mistura por uma peneira metálica fina, sobre uma tigela, com o auxílio de uma espátula para desmanchar os eventuais aglomerados de farinha que possam ter restado. Misture a manteiga e a baunilha.

Cubra a superfície com um filme plástico (que deve chegar até a base, para impedir que se forme uma nata por cima), e deixe esfriar em temperatura ambiente. Ponha na geladeira até que seja preciso usá-la.

*

Aprendiz de Cozinheiro
Autor: Bob Spitz
Editora: Zahar
Páginas: 360
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página